Windows Phone deve desaparecer completamente do mercado até 2021, diz IDC

1 min de leitura
Imagem de: Windows Phone deve desaparecer completamente do mercado até 2021, diz IDC
Imagem: windowscentral

De acordo com um relatório sobre o mercado mobile mundial divulgado hoje pelo IDC, o Windows Phone ou Windows 10 Mobile deve desaparecer completamente do mercado global até 2021. Essa estimativa foi feita pelo instituto baseada na taxa de encolhimento que a plataforma vem registrando anualmente na participação de mercado.

Por não acreditarem em um futuro em que a Microsoft esteja empenhada em nutrir o sistema operacional

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

A razão para isso acontecer seria o fato de as fabricantes de aparelhos que lançam modelos com Windows Phone hoje estarem gradualmente desistindo da plataforma por não conseguirem bons resultados de vendas e também por não acreditarem em um futuro em que a Microsoft esteja empenhada em nutrir o sistema operacional.

“O IDC espera que os volumes de vendas do Windows Phone caiam 69,5% em 2017 para apenas 1,8 milhão de unidades vendidas globalmente”, lê-se no relatório. O documento ainda explica que a previsão para a plataforma da Microsoft sumir do mapa em 2021 supõe que a empresa não tenha nenhum plano para impedir isso. Portanto, caso a criadora do SO consiga lançar algum aparelho que possa reverter a situação, uma mudança completa de cenário é possível.

Contudo, isso é bem improvável. Já faz mais de um ano que a Microsoft não realiza um único lançamento sequer na sua própria plataforma nem mostra novidades de softwares capazes de incentivar fabricantes a continuar lançando aparelhos com seu SO. Contudo, a companhia continua afirmando que vai continuar investindo no segmento mobile.

Isso poderia significar que a Microsoft tem algum plano para substituir o Windows Phone de uma vez por todas

Isso poderia significar que a Microsoft tem algum plano para substituir o Windows Phone de uma vez por todas por alguma plataforma similar, talvez o próprio Windows 10 tradicional. A empresa já mostrou que o SO para desktops pode rodar tranquilamente no Snapdragon 835, e talvez esse seja o futuro mobile da Microsoft; um smartphone poderoso capaz de rodar um SO desktop, mas que ainda tenha uma interface adaptada para telas pequenas e que, quando conectado a um monitor, assuma a forma de um PC tradicional.

Vale destacar, entretanto, que isso ainda não passa de especulação, e não temos qualquer informação concreta sobre os planos da Microsoft para o mercado mobile.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.