Windows 10: como usar a versão prévia do Xbox em seu PC

2 min de leitura
Imagem de: Windows 10: como usar a versão prévia do Xbox em seu PC

Não apenas tablets, smartphones e computadores portáteis serão capazes de se comunicar às custas de um mesmo sistema operacional; funcionalidades do Windows 10 vão permitir também que donos do Xbox One acessem seus jogos e perfis por meio do novo software. Major Nelson, inclusive, já apresentou as principais novidades da proposta, lembra-se?

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fato é que e versão de testes do famigerado Windows 10 está à disposição de clientes da Microsoft. E jogadores que fazem parte da Xbox LIVE podem colocar alguns dos recursos do aplicativo Xbox à prova por meio de seus computadores. Acesso a informações de perfil, consulta ao feed de atividades e gerenciamento de conquistas são algumas das ações que podem ser executadas via Windows 10.

Acesso ao aplicativo

O aplicativo encontra-se também em sua versão de testes, vale ressaltar. Mas acessar o Xbox por meio do Windows 10 é bastante fácil. Se o programa não estiver entre os apps exibidos pelo menu Iniciar, basta fazer uma busca em “Ask me anything” (Cortana). O login exige endereço de email e senha.

Perfil e feed de notícias

Dados de perfil podem ser acessados por meio da primeira opção localizada à esquerda da tela inicial – clique sobre o ícone que exibe seu avatar para iniciar a navegação. Nesta tela, informações sobre games jogados recentemente, conquistas, seguidores e clipes de jogatina podem ser visualizados. É possível também enviar mensagens para amigos por meio do mensageiro.

Envio de mensagens

A principal proposta da Microsoft, ainda segundo Major Nelson, é “aproximar pessoas de pessoas”. Neste primeiro momento, o aplicativo Xbox pode ser descrito como a transposição do “Social” do Xbox One para os computadores. Bater papo com amigos, assim, é uma das possibilidades que o novo sistema da Microsoft fornece a seus usuários.

Acesse a aba direita do app, clique sobre o nome de seu amigo e então em “Send message” para estabelecer suas conversas. Nota: os recursos de personalização de avatar e de customização não estão disponíveis na versão Beta do Windows 10.

Home

Os títulos jogados recentemente via Xbox One são listados pela aba “Home”. A quantidade de conquistas e sua progressão junto dos jogos podem ser também consultados. No espaço “Got something to say?”, uma mensagem pode ser digitada – seu recado vai aparecer no feed de notícias de seus amigos.

Achievements

Como o próprio nome da opção sugere, detalhes acerca de suas conquistas podem ser consultados. Clique sobre um jogo para visualizar sua reputação, quantidade de pontos, tempo gasto durante a jogatina e nome de todos os seus troféus, por exemplo.

Messages

Esta é uma “caixa de entrada” do aplicativo Xbox. Todas as mensagens trocadas com seus amigos são listadas. Estabelecer conversas por meio desta interface também é possível; acesse o histórico de suas conversas e inicie seus diálogos.

Store

Já conhecido por usuários do Xbox LIVE e até mesmo por quem possui o Windows 8, o aplicativo Store ou Loja dá acesso à biblioteca de aplicativos da Microsoft.

O que está por vir?

Mas e quanto à ousada e promissora tarefa de streaming de jogos para outras plataformas? Phil Spencer demonstrou durante a última conferência da Microsoft o quão poderoso deverá ser o serviço de execução de títulos do Xbox One, por exemplo, em um tablet. O recurso de streaming, porém, ainda não está disponível nesta versão do OS.

Não se sabe quando todos os recursos do aplicativo Xbox no Windows 10 estarão disponíveis. Espera-se que a personalização de planos de fundo e streaming de jogos funcionem assim que a mais recente versão do software estiver devidamente implementada em todas as suas plataformas. Acompanhe nossas atualizações e fique por dentro de eventuais novidades.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.