Right Click Enhancer: um software para incrementar o menu do click direito

2 min de leitura
Imagem de: Right Click Enhancer: um software para incrementar o menu do click direito

Usar o menu de contexto é certamente uma das ações mais básicas disponíveis no Windows. Versátil, prática e eficiente, essa ferramenta nos permite copiar, colar, deletar e recuperar arquivos com um só clique, estando sempre presente quando precisamos – mas, afinal, será que dá para estender as funcionalidades do menu de contexto?

Pesquisando um pouco mais sobre o assunto, encontramos um software chamado Right Click Enhancer, que, além de incrementar o botão direito do mouse, tem um hub com várias outras funções de produtividade. Com ele, é possível mover arquivos rapidamente, verificar se algo está corrompido e até mesmo criptografar determinada pasta – tudo da maneira mais rápida que você possa imaginar, isto é, no alcance de um clique.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Como utilizar

Para utilizá-lo, baixe e instale a versão gratuita – há uma opção paga disponível – e instale o software normalmente. Em seguida, abra o Right Click Enhancer e mude o seu idioma para português, o que vai facilitar os processos seguintes consideravelmente.

Com tudo feito, abra a opção Right Click Tweaker e visualize todos os comandos disponíveis pelo software – note que, à direita da tela, há uma descrição completa do que cada funcionalidade faz, de fato. No entanto, recomendamos que você habilite apenas aquelas com as quais você já tem familiaridade; afinal, o mau uso desse software pode causar alguns incômodos.

Assim que terminar a seleção, feche todas as janelas do programa e verifique as opções no menu de contexto. Em nossos testes, as opções mais simples como "Mover para", "Editar com o Bloco de Notas" e "Renomear Inteligente" funcionaram exatamente como devem, porém vale lembrar que tudo isso depende do arquivo ou do software em que elas forem utilizadas. Pode ser que não haja suporte para o comando selecionado e, então, a aplicação apresente algum erro.

Dentre as opções disponíveis, algumas são um tanto redundantes, e várias outras são extremamente úteis, a ponto de nos fazer perguntar o motivo de não estarem presentes nativamente no Windows. É possível, por exemplo, mover um arquivo entre diferentes pastas sem ter de abrir a origem e o destino em janelas distintas – tudo é feito no próprio menu de contexto, de maneira muito mais fácil.

Outra função interessante torna possível abrir o Utilitário de Configurações do Sistema, onde estão os ajustes de Serviços em Execução e Inicialização do Windows, com apenas dois cliques. Algo extremamente útil para quem precisa acessar esses menus com mais facilidade; no Windows, achar esse tipo de controle nem sempre é tarefa simples.

Infelizmente, não é possível que funções específicas de determinados softwares sejam incluídas no menu de contexto, isto só pode ser feito pelo próprio app ou programa – como no caso do VLC ou do Winrar. De qualquer forma, acreditamos que o Right Click Tweaker sirva como um ótimo atalho para as funções próprias do SO.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.