Estudo diz que pessoas estão usando mais o WhatsApp para ler notícias

1 min de leitura
Imagem de: Estudo diz que pessoas estão usando mais o WhatsApp para ler notícias
Imagem: Pixabay

Via de regra, usamos o WhatsApp para trocar mensagens com amigos e familiares e também para compartilhar vídeos e imagens. Entretanto, uma pesquisa conduzida pela Universidade de Oxford e pelo Reuters Institute revelou que cada vez mais pessoas estão interessadas em usar o mensageiro para ler notícias.

A pesquisa em questão foi feita em 36 países e contou com 71.805 participantes. Desse montante, 15% afirmaram que preferem utilizar o WhatsApp para ler as notícias compartilhadas por amigos e conhecidos, o que, de acordo com os condutores do estudo, representa um salto “significante” em uma comparação com o que foi visto no ano anterior. Outro detalhe é o fato de que, em nove dos 36 países, o aplicativo é o segundo mais popular para esse tipo de ação.

Quanto ao meio mais popular para a obtenção de notícias, este continua sendo o Facebook, que no estudo foi mencionado por 47% dos participantes. Porém, a sua popularidade caiu em metade dos países analisados.

Quanto ao meio mais popular para a obtenção de notícias, este continua sendo o Facebook

Por fim, apenas 24% daqueles que participaram da pesquisa mencionaram que as mídias sociais fazem um bom trabalho na hora de identificar notícias falsas e verdadeiras, enquanto menos de 40% disseram que acreditam na mídia tradicional para fazer o mesmo. Além disso, 30% relataram que intencionalmente evitam ler notícias por esses meios, citando o fato de que coisas compartilhadas dessa forma não são confiáveis.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.