Eco Lifestyle: a nova expansão de The Sims 4 ensinará a ser ecológico

4 min de leitura
Imagem de: Eco Lifestyle: a nova expansão de The Sims 4 ensinará a ser ecológico

Cada vez mais, o meio ambiente tem se tornado um assunto de relevância nos âmbitos social e econômico, como energia solar, diminuição do uso de combustível fóssil e preservação da natureza. Com isso, os produtores de The Sims 4, um jogo de simulação, decidiram lançar uma nova expansão que deixará os Sims mais ecológico e ensinará várias coisas relacionadas ao tema.

Eco Lifestyle, que estará disponível em 5 de junho para PS4, Xbox One e PC, mostrará que seus personagens terão um trabalho essencial na preservação de um mundo saudável, em uma revolução verde ou na destruição da vizinhança. Conversamos com o produtor George Pigula para saber mais sobre essa expansão educativa.

The Sims 4 ainda está firme e forte

Mesmo 6 anos após o lançamento, a comunidade está muito bem, obrigado. Segundo Pigula, diversos jogadores novos chegam regularmente, mas muitos já participam desde os primeiros títulos da franquia. Os novatos e a velha guarda interagem muito, contando suas histórias, e isso os cativa a criar cada vez mais conteúdos.

A

Pigula garantiu que essa não será a última expansão do game. Tanto ele quanto os membros da equipe e a comunidade têm muitas ideias para novidades. Sendo assim, não veremos um The Sims 5 tão logo.

Vida digitalmente ecológica

Eco Lifestyle se baseia nestes pilares: vida sustentável, comunidade colaborativa, decoração reciclável e mudança de mundo.

A

Os Sims podem produzir a própria água e energia e utilizar materiais com uma pegada ecológica para construir as moradias. Esse é um dos focos da expansão, que tem até um sistema de honra: quanto mais ecológico, melhor.

Mudança através do voto

Ao construir uma casa, os materiais mostram o nível de escolha ecológica ou industrial. Isso vai desde as paredes até o piso, fazendo com que os jogadores não pensem somente na estética da residência mas também no impacto ecológico.

Fazer a sua parte mudará a construção, mas o que fará com que os outros Sims mudem também e a vizinhança se transforme? Isso é trabalho para os Planos de Ação da Vizinhança.

Todo bairro tem um quadro em que os Sims podem votar nos planos para aquela região, ou seja, como eles vão se comportar e quais mudanças serão feitas. Funciona em um sistema de votação, e qualquer um pode sugerir uma ação, votando nas que mais agradam.

A

Existem opções como amor livre, apoio a performances artísticas, conservação da água e muitos outros. Esse sistema é um pouco político, já que é possível tentar convencer os vizinhos a votarem no que você sugeriu e, assim, ganhar pontos de influência e realizar sua ideia.

Também pode-se roubar nas votações, basicamente passando as ideias na frente das outras. Ao ser questionado sobre uma possível reação dos vizinhos se houver trapaça, Pigula disse que eles não irão descobrir; ou seja, é proibido, mas se quiser pode.

Se você pensou que poderá votar nos planos de ação de outras vizinhanças que não a sua, está completamente enganado, pois a função só está disponível para os Sims que moram naquele bairro. Se quiser modificar outra região, terá que se mudar para lá.

Ajudinha especializada

Um dos novos Sims Especiais que o receberá quando você se mudar para sua nova casa será Knox, um especialista ecológico. Ele tem como objetivo modificar a região para um local mais ecologicamente amigável, e contará com sua ajuda para isso. Ele ensinará mais sobre o estilo de vida verde e fará sugestões para votar verde, concordando com as ideias que ele irá propor no Plano de Ação da Vizinhança.

A

Você terá a opção de ser amigável ou hostil, assim como com outros personagens, mas ele com certeza será uma grande parte da experiência dessa expansão. Vale a pena dar uma chance para o jovem.

Da cabeça para a impressora 3D

Outra adição serão itens criados com material reciclável. Com um triturador, você pode reutilizar quase qualquer objeto para conseguir matéria-prima e desenvolver novos itens.

A

Diferentemente do que pensamos, Pigula explicou que só será possível fabricar alguns itens do jogo, não todos os disponíveis no catálogo de vendas. As criações são feitas em uma impressora 3D, que usa o material reciclável como refil.

Os Sims também poderão optar por Criador Freelancer como carreira, trabalhando de casa, produzindo suas obras e vendendo para os interessados pela internet. Mais uma adição para a lista de trabalhos disponíveis.

E não para por aí

Novas roupas também foram adicionadas, com uma aparência bem ecológica, parecidas com as que Knox usa. Infelizmente, vesti-las não alterará o nível de Pegada Ecológica, mas com certeza o deixará mais adequado ao estilo de vida verde.

Também foram inseridos novos modelos de cabelo, como o famoso corte samurai, que se popularizou muito nos últimos anos, e os mais diversos piercings, para deixar o personagem ainda mais estiloso.

A

Batalhas por um mundo mais sustentável

Com essa ideia mais educativa, em que o Sim tem que "lutar" por um mundo mais ecológico e saudável para todos os habitantes, perguntamos a Pigula se daria para considerar que essa expansão teria uma jogabilidade mais PvE, já que há um inimigo: a poluição.

Para ele, o game já recebeu diversos sistemas que fazem com que o jogador se envolva mais com o ambiente, como a expansão Estações, lançada em 2018, mas não diria que é uma “batalha”.

A

Eco Lifestyle trará uma dinâmica educativa para ensinar a importância de cuidar do meio ambiente. The Sims 4 está disponível para PS4, Xbox One e PC, e a expansão poderá ser adquirida a partir de 5 de junho.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.