Melhor emulador de DS para Android ficou de graça; veja como aproveitar

2 min de leitura
Imagem de: Melhor emulador de DS para Android ficou de graça; veja como aproveitar
Imagem: Nintendo/Exophase/Voxel

Recentemente, a Nintendo entrou com uma ação na justiça contra a Tropic Haze, desenvolvedora do famoso emulador Yuzu, que resultou na retirada do programa do ar e, de quebra, em uma multa de US$ 2,4 milhões (R$ 11,87 milhões). Na esteira, o emulador de 3DS conhecido como Citra também foi descontinuado.

Com a treta milionária rolando, era de se esperar que os desenvolvedores de emuladores de video games da Nintendo abandonassem seus projetos, certo? Errado: nesse meio tempo, o DraStic DS Emulator para Android foi na direção contrária, desafiando a Big N, e ficou de graça.

Popular emulador de Nintendo DS se torna gratuito

Publicado na Google Play Store pelo pessoal da Exophase, o emulador de Nintendo DS DraStic até pouco tempo atrás costumava ser um app pago. Porém, seguindo uma promessa feita alguns meses atrás, a equipe por trás do aplicativo tornou o download do DraStic DS Emulator gratuito.

Emulador de DS para celulares DraStic está gratuito na loja do Android.Emulador de DS para celulares DraStic está gratuito na loja do Android.Fonte:  Google Play Store/Reprodução 

Um dos atrativos do emulador de DS é a facilidade de jogar seus jogos favoritos sem a necessidade de carregar um dispositivo portátil extra na bolsa, no bolso ou na mochila. Com apenas seu celular ou tablet você pode curtir os jogos lançados para o video game de bolso da Nintendo a qualquer hora e em qualquer lugar.

O emulador é capaz de reproduzir as duas telas do portátil da Nintendo no seu celular e permite ao usuário configurar os botões na tela para facilitar a jogatina. Para jogar, basta instalar o app no seu celular, tablet ou PC (usando algum emulador de Android como o Bluestacks) e adicionar os backups dos seus jogos no aparelho.

Requisitos para usar o emulador DraStic no Android

Para usar o Nintendo DS no DraStic DS Emulator é preciso ter um dispositivo Android com os seguintes requisitos mínimos:

  • CPU: Processador ARMv7a, preferencialmenet com suporte a NEON, incluindo processadores Cortex-A7, Cortex-A8, Cortex-A9, Cortex-A15, Scorpion ou Krait;
  • RAM: 256MB de memória RAM total com pelo menos 128MB de RAM livre;
  • Tela: Resolução de pelo menos 320x480, mas o resultado é melhor com resoluções maiores;
  • Sistema Operacional: Android Gingerbread versão 2.3.3 ou superior.

Emular jogos é pirataria?

A emulação é um tema muito complexo. Geralmente as pessoas recorrem a emuladores e ROMs para piratear jogos, mas essa não é a regra. Existem formas de gerar ROMs de jogos que você comprou e tem em casa para jogá-los em outros dispositivos de sua escolha.

Mesmo sendo um ponto válido para o usuário, as fabricantes parecem discordar: empresas como a Nintendo querem que você rode os jogos apenas nas plataformas para onde foram originalmente lançados ou que suportem a mídia via retrocompatibilidade. Ou, pior, que você compre novamente o mesmo jogo em um console mais recente.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.