Retrocompatibilidade do Xbox Series X/S é detalhada; jogos a 60 fps e mais

3 min de leitura
Imagem de: Retrocompatibilidade do Xbox Series X/S é detalhada; jogos a 60 fps e mais

Apesar de a Microsoft já ter revelado diversos detalhes da retrocompatibilidade do Xbox Series S/X com o Xbox One, Xbox 360 e Xbox Original, hoje (13) a empresa mostrou diversas das melhorias que jogos antigos receberão ao serem jogados na nova geração, o que inclui gameplay com dobro de performance (60 fps), resolução maior (até 4K), suporte a HDR e muito mais.

Segundo um post no Xbox Wire, os jogos de gerações passadas rodarão nativamente no Xbox Series X e Xbox Series S, sem ajustes de clocks de CPU, GPU e adaptações especiais (ou seja, vão aproveitar todo o poder da nova geração, o que inclui os SSDs) em todos os games retrocompatíveis. Em outras palavras, os títulos vão rodar melhor (ou com a mesma performance pelo menos) e carregar mais rápido como padrão mínimo.

Dobro de framerate em jogos selecionados

De acordo com a Microsoft, alguns jogos seletos poderão rodar com o dobro de performance, ou seja: games que antes rodavam em 30 fps podem ser usufruidos em 60 fps, como é o caso de Fallout 4. A empresa detalhou que algumas engines podem usar o poder dos novos consoles para extrair maior poder de fogo e, consequentemente, uma experiência melhor.

Entretanto, nem todos os títulos terão a funcionalidade, pois algumas programações foram feitas para rodar em 30 fps e dobrar essa performance pode resultar em bugs e animações fora da ordem natural da lógica do game. Confira as melhorias na prática:

HDR automático em todos os jogos

Uma das melhorias que o Xbox Series S/X terão automaticamente em todos os games é a adição do HDR (High Dynamic Range), um recurso visual que realça tons brancos e pretos, além de deixar as cores mais vibrantes. A Microsoft detalhou que muitos jogos de Xbox One, Xbox 360 e Xbox Original foram lançados em épocas que a funcionalidade simplesmente não existia, mas um recurso nativo da nova geração de Xbox trará a melhoria automaticamente.

Em outras palavras, todos os games terão HDR ativados automaticamente sem nenhum custo de CPU, GPU ou problemas de latência (além de preservar a qualidade artística original, segundo a companhia). Confira:

AFonte: Microsoft/ReproduçãoFonte: Xbox Wire

Visuais melhorados em títulos seletos e filtro de texturas em todos os games

Para quem não tem um Xbox One X, um rápido resumo: alguns jogos retrocompatíveis rodam nativamente em 4K, como Final Fantasy XIII, Ninja Gaiden 2, Red Dead Redemption e mais através de um método chamado Heutchy. Esse recurso continuará presente no Xbox Series S/X, que fará com que games rodem em 1440p e 4K, respectivamente (o Series S terá uma resolução menor na retrocompatibilidade).

Contudo, quase todos os games terão uma melhoria visual nativa: a filtragem de texturas anisotrópicas será de 16x, algo que somente alguns poucos títulos retrocompatíveis no Xbox One tinham. Basicamente, o recurso faz com que texturas longe da câmera sejam tratadas e não fiquem borradas (algo que é comum no PC, mas não nos consoles).

AFonte: Microsoft/Reprodução

Muitas melhorias para o futuro

A Microsoft também revelou que a equipe por trás da retrocompatibilidade tem gasto centenas de milhares de horas desenvolvendo para encontrar formas de inovar ainda mais a forma como os jogadores usufruem games antigos e preservam os catálogos de outras plataformas. Portanto, mais novidades devem chegar no futuro e todas elas não vão necessitar trabalho vindo dos desenvolvedores originais e não terão custo de performance nos consoles da nova geração.

Saves em nuvem gratuitos no Xbox 360

Concluindo os detalhes sobre a retrocompatibilidade no Xbox Series S/X, a Microsoft revelou que em breve os arquivos de save do Xbox 360 em nuvem se tornarão gratuitos e não vão necessitar assinatura Xbox Live Gold para serem transferidos para os novos Xbox. Portanto, a empresa continua cumprindo com a palavra e trazendo diversas melhorias e suporte para antigas bibliotecas de consoles de gerações passadas.

E aí, o que achou das novidades?

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.