Saiba quais foram os jogos que marcaram a década passada

6 min de leitura
Imagem de: Saiba quais foram os jogos que marcaram a década passada

A década de 2010 a 2019 chegou ao seu fim, mas os vários jogos lançados nesse período certamente marcaram época e entraram para a história como alguns dos mais importantes da indústria de entretenimento. Reunimos alguns dos mais importantes e os melhores, independente de sua plataforma.

É válido lembrar que títulos acabaram ficando de fora da lista, sendo que alguns são mencionados no final, mas isso acaba mostrando como os últimos dez anos de jogos foram interessantes e cheios de jogos para todo tipo de público.

Red Dead Redemption

Fonte: Rockstar Games/Divulgação

Um dos jogos que definiram a geração passada, Red Dead Redemption utilizou a mesma engine de GTA 4, mas revolucionou a maneira como a Rockstar Games contava suas histórias, deixando de lado o humor característico de seus jogos em prol de uma trama adulta e emocionante.

Bloodborne

Fonte: From Software/Divulgação

Apesar de a From Software ter feito sucesso na década passada com a série Souls, Bloodborne, o seu exclusivo para o PS4, pode ser considerado o ponto alto da empresa. Com mecânicas similares a outra franquia, mas com algumas inovações no gameplay e uma temática voltada ao terror com pitadas lovecraftianas, o game é com certeza um dos títulos obrigatórios para os donos de PlayStation 4.

The Witcher 3: Wild Hunt

Fonte: CD Projekt RED/Divulgação

Certamente um dos melhores RPGs dos últimos dez anos, The Witcher 3: Wild Hunt marca o que até agora é o capítulo final da saga de Geralt de Rívia. Com uma história épica, gameplay bem feito, gráficos impressionantes e uma infinidade de quests, o game conseguiu realizar a proeza de conseguir gerar fãs que não faziam ideia do que se tratava a franquia, chegando direto no seu final.

Forza Horizon 3

Fonte: Microsoft/Divulgação

Forza Horizon foi uma franquia que chegou ao Xbox 360 com a tarefa de pegar o público que gostava da série Forza, mas que gostaria de uma experiência mais arcade. Em Forza Horizon 3, para o Xbox One e Windows 10, a franquia realmente alcançou outro nível de qualidade, com uma mapa imenso, na Austrália, e DLC divertidíssimo ambientado em uma ilha de Hot Wheels. O quarto episódio também é de alta qualidade, mas o terceiro game ajudou a firmar ainda mais o console da Microsoft na atual geração.

The Legend of Zelda: Breath of the Wild

Fonte: Nintendo/Divulgação

A Nintendo sempre tenta levar a série The Legend of Zelda para novos caminhos com cada lançamento e The Legend of Zelda: Breath of the Wild reforçou ainda mais essa ideia. Com um mundo que apresenta uma liberdade incrível para os jogadores enfrentarem seus desafios, BOTW traz mecânicas que até agora poucos jogos conseguiram replicar e pode ser considerado não somente um dos melhores jogos da década, mas um dos melhores de toda a série.

Minecraft

Fonte: Microsoft/Divulgação

Minecraft revolucionou o mundo dos games desde o seu lançamento, inclusive trazendo mais olhos para o mercado de títulos independentes. Com uma premissa simples, a de construir e sobreviver em um mundo gerado aleatoriamente, o game se tornou febre entre jovens e adultos, ajudando também na popularização de vídeos com gameplays pela internet.

The Last of Us

Fonte: Naughty Dog/Divulgação

A Naughty Dog marcou a indústria de games com a maneira como aborda suas histórias, dando toques cinematográficos, como visto na franquia Uncharted. Em The Last of Us, a empresa deixou para trás aquele tom de aventura e humor e abordou uma história adulta, muitas vezes de cortar o coração, mas que ainda conseguia desafiar a maneira como o jogador enfrentaria algumas decisões difíceis.

Grand Theft Auto 5

Fonte: Rockstar Games/Divulgação

Grand Theft Auto 5 pode ser considerado um marco incrível para a Rockstar Games, conseguindo fazer um sucesso imenso em duas gerações de consoles e seguindo firme e forte para a nova década ainda como um dos títulos mais vendidos na atualidade. O game, que traz a ação de volta para San Andreas, inovou com a introdução de três personagens principais e uma história que novamente ri do estilo de vida dos Estados Unidos.

Super Mario Galaxy 2

Fonte: Nintendo/Divulgação

O Nintendo Wii foi um dos consoles mais importantes da história e teve em sua biblioteca alguns titulos interessantes. Um deles e, possivelmente o melhor deles, foi Super Mario Galaxy 2, um jogo que até hoje é considerado um dos games que revolucionaram o gênero de plataforma. Aproveitando a base criada pelo primeiro jogo, SMG2 apresentou novas mecânicas que aproveitaram ao máximo o hardware do console.

Halo Reach

Fonte: Microsoft/Divulgação

Lançado no começo da década, Halo Reach se afastou das histórias estreladas por Master Chief e contou a história de sacrifício da Noble Team, um grupo de espartanos que havia sido mencionado nos outros jogos da franquia Halo. Os soldados lutaram contra forças inimigas para salvar a humanidade e acabam se tornando a última linha de defesa para a Terra. Um jogo que trouxe gameplay refinado e uma história que até hoje é considerada um dos pontos altos da franquia.

The Elder Scrolls V: Skyrim

Fonte: Bethesda/Divulgação

The Elder Scrolls V: Skyrim foi um dos jogos mais aguardados do início da década passada, tendo que superar as expectativas dos fãs de Oblivion, o jogo anterior. Skyrim acabou superando seu predescessor, entregando uma aventura emocionante sobre o Dragonborn, um guerreiro capaz de enfrentar os dragões que ressurgiram no mundo. Um game que hoje é lembrado também de maneira divertida por causa do fato de a Bethesda lançá-lo para todas as plataformas possíveis.

The Walking Dead

Fonte: Telltale Games/Divulgação

The Walking Dead, da Telltale Games, praticamente apresentou o gênero de adventure para uma nova geração de jogadores, que começaram a apreciar mais jogos que têm um foco muito maior na sua trama do que na ação desenfreada. A adaptação dos quadrinhos de Robert Kirkman conseguiu traduzir bem o drama de sobreviventes em um apocalipse zumbi, além de ter feito a fama da Telltale durante boa parte da década.

Batman: Arkham City

Fonte: WB Games/Divulgação

Foram poucos os jogos que conseguiram realmente capturar a emoção de viver na pele de um super-herói. A série Batman Arkham começou a mostrar como as coisas deveriam ser feitas em Arkham Asylum, mas foi com Batman: Arkham City que a franquia realmente alcançou o seu auge. Com uma história digna do Homem-Morcego, o game começou a explorar uma parte de Gotham tomada por bandidos e coloca o herói contra alguns dos seus maiores vilões.

Persona 5

Fonte: Atlus/Divulgação

Persona 5 era aguardado por fãs da franquia de RPG desde o lançamento do jogo anterior, na década retrasada. Depois de alguns adiamentos no Ocidente, o jogo foi lançado para o PS3 e PS4, mostrando a história dos Phantom Thieves. Com um gameplay de turnos divertido, um elenco de personagens carismáticos e uma dificuldade que desafia, sem irritar, Persona 5 ficou marcado como um dos melhores RPGs da década.

Portal 2

Fonte: Valve/Divulgação

Portal 2 é um dos últimos grandes projetos da Valve como produtora de jogos e somente por isso já merecia seu lugar pela importância que tem. Mesmo assim, o game, uma continuação do já clássico game de primeira pessoa traz mecânicas ainda mais inovadoras, uma história inteligente e bem humorada e ainda marcou a presença tanto nos PCs quanto em consoles.

God of War

Fonte: Sony/Divulgação

Muitos acreditavam que a franquia God of War não conseguiria alcançar o mesmo nível de prestígio da época de seu lançamento, mas o estúdio Sony Santa Monica conseguiu criar um jogo que traz Kratos de um jeito que poucos imaginavam, com um desenvolvimento que vai muito além do musculoso cheio de raiva. Até mesmo as mudanças no gameplay foram bem vindas e surpreendentes, tornando o game obrigatório até mesmo para quem nunca foi muito fã do Deus da Guerra.

Menção honrosa

  • Uncharted 4
  • Pokémon Go
  • Call of Duty: Black Ops
  • Marvel’s Spider-Man
  • Super Meat Boy
  • Dark Souls
  • Hotline Miami
  • Fallout New Vegas
  • Titanfall 2
  • Life is Strange
  • Destiny 2
  • Diablo 3
  • Fortnite
  • PUBG
  • Nier Automata
  • Wolfenstein: New Order
  • Forza Motorsport 7
  • Return of Obra Dinn
  • Papers Please
  • What Remains of Edith Finch
  • Resident Evil 7
  • Resident Evil 2 Remake
  • Control
Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.