Além do passeio: Volvo desenvolve um caminhão de lixo autônomo

1 min de leitura
Imagem de: Além do passeio: Volvo desenvolve um caminhão de lixo autônomo

Nós falamos ontem por aqui sobre a utilização de combustíveis alternativos em veículos de serviço, como foi o caso da UPS e suas vans de entrega. Agora, chegou a vez de outra tecnologia futurista passar a ser usada nessa área: a Volvo desenvolveu um caminhão autônomo para o processo de coleta de lixo na Suécia.

A montadora sueca já havia criado um veículo que estava em atividade na parte de mineração desde o ano passado, mas, agora, em um trabalho feito junto com a empresa de gestão de resíduos Renova, um caminhão de lixo foi desenvolvido utilizando a tecnologia de direção autônoma da Volvo para lidar com ruas estreitas e bem movimentadas.

O funcionamento é simples: o caminhão deve ser dirigido de forma manual por uma área para que os sensores e GPS possam mapear e memorizar a rota – assim, quando o veículo retornar para essa mesma região, ele já sabe por onde ir e, principalmente, onde fazer suas paradas. Existe apenas um detalhe: ele faz tudo isso de ré.

A ideia é que, uma vez que a direção autônoma seja ativada, o operador possa sair e fazer a coleta do lixo normalmente e dar o comando para que o caminhão vá dando a ré sozinho de ponto em ponto, enquanto os resíduos são recolhidos e, caso haja algum obstáculo, o veículo pode parar de forma automática.

A Volvo entende que andar de ré não é bem a melhor forma de se locomover em todas as situações, mas já antecipou que está trabalhando em uma solução para isso. A montadora acrescentou que o veículo conta com monitoramento em 360 graus graças aos sensores e câmeras, mas que essa é a forma mais eficiente encontrada – pelo menos por enquanto.

Como o processo de coleta de lixo é feito geralmente por apenas um funcionário, outro objetivo do projeto é que a direção autônoma reduza o esforço do operador de se deslocar constantemente entre a cabine e a parte de fora do veículo, tudo isso enquanto otimiza as ações de direção, aceleração, frenagem e troca de marchas.

O projeto, que ainda está em piloto, deve continuar na forma atual pelo menos até o fim do ano. A partir daí, a expectativa é que outras melhorias já sejam implementadas.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.