10 coisas em que o Telegram detona o WhatsApp [vídeo]

3 min de leitura
Imagem de: 10 coisas em que o Telegram detona o WhatsApp [vídeo]

Hoje em dia, praticamente todas as pessoas que têm smartphone também possuem um perfil no WhatsApp — até olhamos com cara feia para quem diz que não baixou o app. Afinal, o mensageiro é o mais utilizado em todo o mundo e possui recursos bem interessantes, como ligações telefônicas de graça.

Porém, existe um grupo de dissidentes que não acha que o WhatsApp é tudo isso — e que acredita que existe uma alternativa melhor. Trata-se do Telegram, um mensageiro de origem russa que tem um avião de papel como logo e o azul como cor predominante.

Já está interessado? Você pode baixar o Telegram pelos links abaixo:

Ele é 100% gratuito

Em todas as plataformas, o Telegram é gratuito para baixar e não cobra taxa de adesão. O WhatsApp sugere o pagamento anual de US$ 0,99 depois de um ano de uso (nem todos os usuários recebem a mensagem, mas ela existe). O valor é pequeno, é verdade, mas faz diferença para quem gosta de economizar.

Segurança e privacidade aprimoradas

Se você é paranoico com vigilância e segurança, saiba que a privacidade é superior no Telegram. As mensagens normais já são seguras, mas o app ainda possui um modo de chat secreto. Essas conversas podem se autodestruir se programadas e a criptografia é ponto a ponto, ou seja, só os dois lados terão acesso ao conteúdo dos recados.

Conversa em grupos mais completas

No Telegram, há organização nas conversas em grupo. Você pode citar uma pessoa na mensagem para que ela saiba que aquele recado é especificamente para ela, como em uma rede social. Além disso, as repostas podem aparecer abaixo do recado original, como em um fórum de discussão, deixando os papos bem distribuídos na tela.

Editor de fotos cheio de opções

O app da terra da vodka possui um pequeno e rápido editor de fotos que pode ser usado antes de você enviar uma imagem aos contatos. Ele tem opções rápidas de filtro, contraste e outras configurações, tudo isso sem precisar de outro aplicativo.

Velocidade de envio e recebimento

Talvez por contar com uma menor base de usuários e servidores menos carregados, o Telegram é considerado mais rápido que o concorrente em envio e recebimento de mensagens, além de avisos e notificações em geral. Você mesmo pode comprovar isso ao baixar os dois apps e trocar mensagens com um mesmo contato.

Stickers, stickers, stickers!

Os “adesivos” do mensageiros, que talvez sejam o grande destaque do app, variam bastante: por padrão, você começa com um álbum de figuras históricas em momentos variados, como Abraham Lincoln fazendo joinha, Napoleão com cara de bravo e um Bob Marley tranquilão. Porém, é possível adicionar outros pacotes de stickers enviados por seus amigos — e as contribuições da comunidade são infinitas nessa área.

Envio de anexos

O Telegram permite o envio de arquivos de praticamente qualquer formato como anexo, desde apps compactados em RAR até documentos de texto — praticamente igual ao email e com um ótimo limite de espaço. No WhatsApp, só é possível mandar mídias em áudio, vídeo ou fotos.

Apps para tudo

O WhatsApp só pode ser acessado no PC pelo app Web, que exige o pareamento do telefone com o computador e uma conexão com a internet em ambos os dispositivos. O Telegram possui um software próprio pra PC que funciona sozinho e em qualquer máquina.

Player embutido

Essa é uma das novidades mais recentes: o Telegram adicionou um player multimídia embutido que faz a reprodução de links de sites como YouTube, Vimeo e Soundcloud. Você pode assistir ao que mandaram para você em um reprodutor de conteúdo miniatura sem precisar sair do app ou até da conversa.

Tudo na nuvem!

Tudo no Telegram está na nuvem. Isso significa que você economiza espaço no armazenamento do dispositivo e pode acessar seus arquivos e mensagens de qualquer outro aparelho ao logar com a sua conta. O tamanho dos envios pode chegar a 1,5 GB, cem vezes mais do que o concorrente.

Qual você prefere: Telegram ou WhatsApp? Comente no Fórum do TecMundo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.