Nova empresa do grupo Volkswagen vai focar em mobilidade urbana

1 min de leitura
Imagem de: Nova empresa do grupo Volkswagen vai focar em mobilidade urbana

Uma nova marca dentro do grupo Volkswagen foi revelada na TechCrunch Disrupt London 2016. Chamada Moia, a empresa tem como foco soluções de mobilidade, mas nenhum detalhe mais informativo sobre o que essa companhia realmente pretende fazer foi dado para o público.

As poucas coisas que sabemos é que o CEO da Moia é Ole Harms, antigo diretor executivo e chefe de novos negócios e serviços de mobilidade da Volkswagen. Segundo ele, a empresa pretende servir como um coração, no qual a mobilidade é o sangue que dá vida às cidades. Metáforas estranhas à parte, a ideia é trabalhar na área para tornar a vida das pessoas mais cômoda na hora de se deslocar dentro de grandes centros urbanos.

Ole Harms, CEO da Moia, e Matthias Müller, CEO do grupo Volkswagen

Tudo automatizado

Isso, obviamente, envolve uma infinidade de coisas, desde a conexão de veículos com plataformas de cidades inteligentes até a criação de sistemas de transporte mais eficazes, passando pelo desenvolvimento de soluções personalizadas em diversos lugares do mundo. A empresa também pretende ser líder no fornecimento de serviços de mobilidade até o ano de 2025.

Carros autônomos certamente estão nos planos da empresa – até 2019 os primeiros protótipos devem ser testados e 'em 2012 certamente veremos algumas cidades com frotas autônomas'

Além disso, cerca de 50 funcionários já trabalham na Moia com a previsão do aumento do plantel para 200 até o final de 2017. Segundo o Harms, carros autônomos certamente estão nos planos da empresa – até 2019 os primeiros protótipos devem ser testados e “em 2012 certamente veremos algumas cidades com frotas autônomas”.

Provavelmente nos próximos meses devemos ter mais informações sobre outros campos nos quais a Moia vai trabalhar, mas levando em conta as tecnologias em que grandes montadoras vêm investindo recentemente, podemos fazer uma aposta certeira em plataformas de cidades inteligentes, que controlam, por exemplo, semáforos e informam os veículos sobre o tráfego em tempo real, resolvendo os problemas de mobilidade causados pelo excesso de veículos.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.