Review: Logitech Cordless MediaBoard Pro for PS3 [vídeo]

6 min de leitura
Imagem de: Review: Logitech Cordless MediaBoard Pro for PS3 [vídeo]

A Logitech é conhecida por fabricar produtos de alta qualidade e com diferenciais exclusivos. Seja quanto à linha de áudio, à de vídeo ou à de periféricos, é notável o capricho da empresa em seus dispositivos. Pensando na exclusividade, a Logitech lançou um dos primeiros, e poucos, teclados compatíveis com o PlayStation 3.

Estamos falando do Logitech Cordless MediaBoard Pro for PS3, um periférico que utiliza a tecnologia Bluetooth para se conectar ao console. Analisamos todos os aspectos desse dispositivo e o resultado você confere nesta análise, exclusividade do Tecmundo.

Aprovado

Leve e elegante

O primeiro aspecto notável do Logitech Cordless MediaBoard Pro for PS3 é o visual aprimorado. Com acabamento em Black Piano, cantos arredondados, disposição de teclas confortável e uma barra para teclas de atalho, esse teclado já conquista no primeiro uso.

Ele é muito leve, sendo um dispositivo ideal para utilizar em qualquer situação — ainda que você goste de sentar no sofá e colocá-lo no colo. O Logitech Cordless MediaBoard Pro for PS3 é muito fino, o que o torna elegante e perfeito para combinar com o seu PlayStation 3.

Um mouse de brinde

Quando falamos que a Logitech tem alguns diferenciais, falamos sério. A empresa se preocupou com os usuários que realmente querem usar o console de forma diferente. Assim, a inclusão de um Touchpad foi a ideia genial que a fabricante teve.

Ainda que a área do mouse seja pequena, a presença dele é um ponto a se destacar. Seja no PlayStation 3 ou no PC, usar o Touchpad é muito fácil, ainda mais que não é necessário conectar um dispositivo a mais na plataforma em uso. Para navegação na web, o mouse do Logitech Cordless MediaBoard Pro for PS3 é perfeito, visto que facilita o acesso aos links.

Requerimento: Playstation 3

Diferente da maioria dos dispositivos Bluetooth, que requerem um sistema operacional de computador, o Logitech Cordless MediaBoard Pro for PS3 tem como único requerimento um PlayStation 3. E aqui está o principal destaque do produto, pois como dito, são poucos produtos que oferecem compatibilidade com o video game da Sony.

Conectar o Logitech Cordless MediaBoard Pro for PS3 no console é muito fácil, sendo preciso apenas digitar um código para sincronizar o dispositivo. A experiência com o teclado é a melhor possível, pois ele permite navegar na XMB, controlar vídeos armazenados em DVD ou Blu-ray e acessar a web.

Ampliar

Até aí o produto é ótimo, mas a pergunta que muitos se fazem é: posso jogar os games do PS3 com esse teclado? A resposta é um tanto óbvia: não. Contudo, não consideramos essa “incompatibilidade” com os jogos como um ponto negativo. Afinal, temos de ser razoáveis; o problema não está no dispositivo, mas sim no PlayStation 3 e nos próprios jogos.

Nota: não pudemos testar, mas segundo usuários de diversos fóruns, o jogo Unreal Tournament 3 oferece suporte para configuração com teclado e mouse, o que tornaria o Logitech Cordless MediaBoard Pro for PS3 muito útil.

Compatível com Windows

O Logitech Cordless MediaBoard Pro for PS3 é um teclado projetado e voltado para o console da Sony. Apesar disso, a Logitech não limitou a funcionalidade do dispositivo, possibilitando que o usuário conecte o periférico com um computador.

Testamos o teclado com o Windows 7 e tudo funcionou perfeitamente. O sistema reconheceu o produto em poucos segundos e instalou todos os drivers necessários. Um detalhe que talvez seja inconveniente é a falta da tecla de atalho “Windows”, mas não é nada que prejudique o uso no cotidiano.

Teclas de atalho

Como o Logitech Cordless MediaBoard Pro for PS3 é voltado para uso na XMB, a Logitech incluiu algumas teclas de acesso para facilitar a execução dos principais recursos do video game. Atalhos para abrir o menu do console, retroceder, reproduzir (e pausar), avançar e abrir o menu do disco Blu-ray ficam posicionados nessa barra.

Além disso, as teclas Esc, F1, F2 e Enter vêm configuradas para funcionarem como os botões Bolinha, Triângulo, Quadrado e X, respectivamente. Isso possibilita que você acesse menus de contextos na XMB, abra e feche qualquer item.

Testamos essa funcionalidade no Windows, porém não obtivemos muito sucesso. Talvez com alguma configuração extra seja possível realizar as funções corretas ou reprogramar as teclas. Conseguimos avançar e retroceder filmes no Media Player Classic, mas não foi possível usar a tecla Reproduzir e os Menus.

Com dente azul e sem adaptadores

O segundo aspecto de destaque do Logitech Cordless MediaBoard Pro for PS3 é a utilização da tecnologia Bluetooth. Compatível com o padrão 2.0, o periférico garante resposta imediata, longo alcance e duração prolongada da bateria. Todavia, nenhum desses quesitos nos agradou tanto quanto a possibilidade de conectar o teclado em qualquer PC (ou PS3) sem ter que usar um adaptador.

Realizamos uma bateria de testes para verificar se as especificações do teclado não eram exageradas, e acabamos nos surpreendendo. No teste de alcance, o Logitech Cordless MediaBoard Pro for PS3 funcionou a 30 metros de distância (contrariando os 9 metros informados no site oficial).

Em um teste com barreira, conseguimos utilizar o teclado a uma distância de 15 metros. Não que alguém vá usar o teclado com uma parede na frente ou em um local tão afastado da tela, mas com tais análises pudemos verificar que o produto supera expectativas e funcionará em qualquer lugar da sua casa.

Um teste de bateria não tem muito sentido, pois o tempo de duração varia conforme as pilhas utilizadas. Durante nossa análise, usamos duas pilhas recarregáveis de 2.700 mAh, o que garante tranquilamente o uso contínuo (24 horas por dia) por mais de uma semana.

Claro, ninguém usa um video game (ou PC) por tanto tempo, porém, saber a estimativa é útil, para nos dar ideia de que com a utilização razoável é possível desfrutar da bateria por um mês ou mais. Também, fica uma dica: não dá para deixar o teclado ligado para sempre, porque ele continua procurando sinal e vai gastar toda a bateria em duas semanas.

Reprovado

Padrão de teclas americano

Quem pretende usar o Logitech Cordless MediaBoard Pro for PS3 no console não tem com o que se preocupar, pois o video game tem um teclado virtual com as letras respectivamente acentuadas. Seria interessante que a acentuação funcionasse devidamente, todavia, tal funcionalidade depende mais do sistema do que necessariamente do dispositivo.

Já para os usuários que usam o periférico no PC, a falta de acentuação pode ser um problema. No caso de pessoas que vão trabalhar com o Logitech Cordless MediaBoard Pro for PS3 no escritório, criar textos sem acentos pode ser um problema sério.

Sem teclado numérico

Apesar de trazer o mouse de bônus, o Logitech Cordless MediaBoard Pro for PS3 não vem com teclado numérico. Desse modo, utilizar planilhas e digitar números em quaisquer lugares é um pouco mais complicado, visto que é necessário usar os números posicionados na parte superior do layout.

Uma facada no bolso

O último ponto negativo do produto é o preço elevado. Nos EUA, ele custa aproximadamente 80 dólares — o que não é muito caro, se considerarmos a compatibilidade com PS3 e o mouse embutido.

Ampliar

Já no Brasil, o preço sugerido no Carrefour, por exemplo, é de 299 reais, preço exorbitante, considerando que é possível adquirir um kit Microsoft Wireless com Teclado e Mouse por menos de 200 reais. Claro, quaisquer outros produtos não serão compatíveis com o PlayStation 3, mas para quem não tem o console, optar pelo Logitech Cordless MediaBoard Pro for PS3 pode ser algo desnecessário.

Vale a pena?

Depende. Essa pergunta está diretamente ligada a outra. Afinal, você realmente precisa de um teclado para o PlayStation 3? Se a resposta for sim, então com certeza o Logitech Cordless MediaBoard Pro for PS3 vale a pena. No entanto, vale se você conseguir adquirir pelo valor cobrado nos EUA.

Para usuários que pretendem adquirir um periférico wireless para usar no computador, definitivamente a compra do Logitech Cordless MediaBoard Pro for PS3 é um  excesso. Claro, ele economiza uma porta USB (caso o seu PC tenha Bluetooth embutido), mas não agrega nada além de elegância. Fora que você vai ficar sem os acentos, o que é péssimo.

Talvez se o Logitech Cordless MediaBoard Pro for PS3 pudesse ser utilizado nos jogos, ele seria um produto mais aceitável e utilizado pelos proprietários do PlayStation 3. Como a realidade é outra, ele acaba se tornando muito mais um produto de luxo do que um acessório essencial para o console.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.