O que o Esgotamento Profissional pode causar

 SÍNDROME DE 

 BURNOUT

O ambiente de trabalho pode causar níveis excessivos e prolongados de estresse que levam as pessoas à Síndrome de Burnout.

 O que é? 

A Síndrome de Burnout é consequência de trabalhos que provocam exaustão emocional, picos de estresse e afetam as relações interpessoais dos profissionais e o sentimento de realização.

O distúrbio psíquico foi diagnosticado em 1974 pelo médico americano Herbert Freudenberger. Atualmente é conhecido como Síndrome de Burnout ou Esgotamento Profissional e pode causar depressão profunda.

 Condições precárias em ambiente
  de trabalho

 Excesso de trabalho
 Desequilíbrio entre vida pessoal
  e profissional

• Problemas de relacionamento
  com equipe e gestores 

 CAUSAS 

 SINTOMAS 

Fadiga constante, dores musculares, distúrbios do sono, enxaquecas, baixa autoestima, depressão, irritabilidade, agressividade, dificuldade na aceitação de mudanças, perda de iniciativa, falta de concentração e isolamento.

 PRINCIPAIS AFETADOS 

Professores, médicos, enfermeiros, bombeiros, policiais, advogados, jornalistas, agentes penitenciários
e bancários

O estresse afeta o hipocampo do cérebro, responsável pelas memórias e atenção, e compromete o processo de geração de novos neurônios.
A tensão libera adrenalina e cortisol, que interferem no funcionamento do cérebro e do coração, e debilitam a imunidade.

 dIAGNÓSTICO
 E TRATAMENTO

O diagnóstico é feito por um especialista, após realizar uma análise clínica. Psicólogos e psiquiatras podem indicar
o melhor tratamento, intercalando uma abordagem psicoterápica e medicamentosa, além de técnicas de relaxamento. 

 direitos
 dos pacientes 

Os pacientes com síndrome de Burnout podem pedir licença do trabalho, se o médico indicar que é necessário. Em casos mais graves,
a aposentadoria por invalidez pode ser recomendada.

 ambiente de
 trabalho ideal 

- Segurança psicológica
- Equipamentos apropriados
- Tomada de decisões transparentes
- Bom relacionamento entre colegas
  e gestores
- Reconhecimento e recompensas
- Igualdade de valores 

 O QUE VOCÊ  PODE FAZER 

- Faça atividades físicas regulares
- Fuja da rotina
- Converse com seu gestor
- Tenha momentos com quem
  você ama

 PREVENÇÃO 

- Descanso mental e físico
- Equilíbrio entre trabalho e lazer
- Fugir da rotina pessoal e profissional
- Cronograma de atividades pessoais
   e profissionais
- Atitudes positivas para melhorar
   a autoestima

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