FATOS, NÚMEROS E CURIOSIDADES DA FRANQUIA

Em 1999, Matrix revolucionou o cinema com uma história cheia de simbologias
e efeitos especiais incríveis. Conheça algumas curiosidades sobre a franquia.

As irmãs cineastas Lana e Lilly Wachowski criaram o conceito original de Matrix para ser uma série de histórias em quadrinhos. Elas foram roteiristas de HQs da Marvel.

Matrix mistura diversas influências. Desde o livro Simulacros e Simulação,
de Jean Baudrillard, até o mangá Ghost in The Shell. Todos os atores principais tiveram que ler ambas as obras antes
das filmagens.

Will Smith era a primeira opção para viver o protagonista Neo, mas o ator recusou
o papel por não entender a história. Assim, Keanu Reeves assumiu a vaga.
(PS: este vídeo é deep fake)

Durante 4 meses, Keanu Reeves, Laurence Fishburne, Carrie-Anne Moss e Hugo Weaving passaram por um treinamento intenso e diário com o coreógrafo de artes marciais Yuen Woo-ping.

Uma das cenas icônicas de Matrix é o tiroteio no lobby protagonizado por Neo e Trinity. A sequência, que dura apenas 3 minutos, demorou 10 dias para ser filmada.

Outro momento eternizado por Matrix é o Bullet Time. Para criar as cenas foram necessárias 120 câmeras digitais para fotografar os atores em todos os ângulos.

As sequências Reloaded e Revolutions foram filmadas ao mesmo tempo. Em 2003, elas estrearam com apenas 6 meses de diferença: a primeira parte em maio e o “encerramento” em novembro.

Para filmar a cena da via expressa em Reloaded foram criadas três pistas de
2 quilômetros exclusivas para a produção. Além disso, 300 carros foram destruídos durante as gravações.

97% dos materiais usados em Reloaded e Revolutions foram reciclados após as filmagens. Grande parte das madeiras dos cenários foi utilizada para construir moradias econômicas no México.

Revolutions é um dos poucos filmes que tiveram estreia global simultânea. Em 5 de novembro de 2003, cinemas selecionados de Nova York, Tóquio, Los Angeles e Sydney exibiram o longa ao mesmo tempo.

Reunindo a bilheteria dos três filmes, a franquia Matrix arrecadou
US$ 1,6 bilhão no mundo inteiro.

Prevista para estrear em 2021, uma nova sequência de Matrix está em produção. Dirigido por Lana Wachowski, o filme traz de volta os protagonistas Keanu Reeves e Carrie-Anne Moss.

Qual é o seu filme preferido
da franquia Matrix?

 Como está sua vontade de ver o quarto longa-metragem? Não se esqueça de compartilhar este conteúdo com outros fãs da saga.