A História da Polêmica
Franquia de Jogos 

Originalmente, GTA se chamaria Race’n’Chase, um jogo de corrida com perseguições. Contudo, a DMA Design (futura Rockstar North) optou por seguir outro caminho no meio do projeto... 

Assim, o primeiro GTA foi lançado em 1998. Com uma visão top-down e gráficos 2D, o jogador controlava diferentes criminosos que buscavam ascensão em um sindicato do crime.

Repetindo a mesma fórmula do anterior, GTA 2 saiu em 1999. Na história, em uma metrópole futurista, o protagonista precisa trabalhar e enfrentar diferentes gangues, como a Máfia Russa e a Yakuza. 

Primeiro jogo da saga em 3D, GTA 3 foi lançado em 2001. Ambientado no amplo mundo aberto de Liberty City, o objetivo era se estabelecer como um dos líderes do crime.

Em 2002, Vice City  trouxe uma narrativa influenciada por filmes clássicos como Scarface (1983). Situado em 1986, o jogo apresentava o mafioso Tommy Vercetti construindo um império de crime.

Com um enorme mapa, San Andreas foi publicado em 2004. Ambientado em 1992, a jornada de CJ mostrava uma épica guerra entre gangues e a polícia. No gameplay, o destaque são mecânicas semelhantes aos RPGs. 

Publicado em 2008, GTA IV trouxe a história de Niko Bellic. Fugindo do passado, o veterano de guerra servo muda para Liberty City e acaba se envolvendo com os mafiosos locais.

Último lançamento da franquia, GTA V (2013) desenvolveu uma trama complexa: além de apresentar o mundo do crime de San Andreas, o jogo faz críticas à sociedade atual.

Uma de suas inovações está no gameplay que permite controlar três personagens: Michael, Trevor e Franklin. Eles possuem histórias e habilidades diferentes, bem como missões exclusivas. 

GTA V detém diversos recordes, como o de jogo mais caro já feito (US$ 265 milhões). Em 2018, ele também se tornou o produto de mídia mais lucrativo de todos os tempos (US$ 6 bilhões). 

Outro sucesso do último jogo é a liberdade de GTA Online. Em um mundo aberto, os jogadores podem se organizar em gangues e construir a própria carreira no crime.

Fãs de GTA aguardam agora o sexto jogo da franquia, que deverá ser lançado para a próxima geração de consoles. 

Qual o seu GTA favorito? Qual deles você gastou mais tempo explorando as cidades fictícias? Não esqueça de compartilhar com os amigos essa jornada pelos jogos da Rockstar Games!