fatos e curiosidades
do herói nos cinemas

Um dos personagens mais famosos dos quadrinhos, Batman tem uma longa história nos cinemas. Conheça mais sobre a jornada do Homem-Morcego nas grandes telas!

 Origem do Personagem

Batman foi criado pelo escritor Bill Finger e pelo ilustrador Bob Kane em 1939. Sua primeira aparição nas HQs aconteceu na Detective Comics #27. Logo ele se tornou um ícone da cultura pop.

 A primeira aparição no cinema

Batman estreou no cinema em 1943. Lançado no auge da 2ª Guerra Mundial, o filme mostrava o herói salvando Gotham das sabotagens de um agente japonês. Uma clara propaganda da guerra americana. 

 Anos 60

Inspirado pela série de TV, Batman ganhou um filme em 1966 estrelado por Adam West. Bastante caricata, a produção era uma extensão da atração televisiva e trazia diversos vilões conhecidos.

 Era Tim Burton

Em 1989, o Homem-Morcego voltou aos cinemas em uma versão mais soturna nas mãos do diretor Tim Burton. Com o sucesso do primeiro filme, o cineasta ainda dirigiu Batman: O Retorno (1992).

 Batman rejeitado

Protagonista dos dois filmes de Tim Burton, inicialmente a escalação de Michael Keaton foi rejeitada pelos fãs. Segundo eles, o ator era muito “engraçado” para interpretar o herói.

 Era Joel Schumacher

Com a saída de Tim Burton, o diretor Joel Schumacher assumiu a direção da franquia. No entanto, o cineasta trouxe novas influências que não agradaram os fãs do herói nem a crítica.

 “Batmamilos”

Responsável por Batman Eternamente (1995)
e Batman & Robin (1997), Schumacher recebeu muitas críticas pelas decisões criativas. Além do tom fantasioso, uma delas teve a ver com os mamilos no uniforme do herói.

 Era Christopher Nolan

Em 2005, Batman Begins iniciou a elogiada trilogia do diretor Christopher Nolan. Com Christian Bale como protagonista, o herói foi apresentado de uma maneira mais realista.

 O primeiro Oscar do Coringa

Heath Ledger interpretou o vilão Coringa em Cavaleiro das Trevas (2008) e, por esse papel, ganhou o Oscar de Melhor Ator Coadjuvante. Infelizmente, ele faleceu em janeiro de 2008.

 DC Extended Universe

Em 2016, Ben Affleck assumiu o manto do herói em Batman vs. Superman. Dirigido por Zack Snyder, esse era o começo do universo expandido da DC Comics nos cinemas que continuou em Liga da Justiça (2017).

 Batman em Lego

Dando uma pausa no clima sombrio, Lego Batman foi uma animação que chegou aos cinemas em 2017. Mesmo voltado para o público infantil, o filme também conquistou os adultos por seu bom humor.

 The Batman

A próxima aventura do Homem-Morcego está prevista para estrear nos cinemas em 2021. Dirigido por Matt Reeves, The Batman vai ser protagonizado por Robert Pattinson.

 Qual é seu filme preferido de Batman?
O que você espera da próxima versão
do herói dos cinemas?

 Para mais novidades sobre o Homem-Morcego, acesse o TecMundo!