Separando as moedinhas: você já pode comprar o SSD de 16 TB da Samsung

1 min de leitura
Imagem de: Separando as moedinhas: você já pode comprar o SSD de 16 TB da Samsung
Imagem: MSCGR

Se você estava esperando pelo surgimento de algum sonho de consumo para voltar a jogar na Mega Sena, o momento de fazer uma “fezinha” pode ser agora. Isso porque a Samsung finalmente realizou o lançamento comercial de seu SSD nada humilde de 16 TB – sim, magníficos 16 terabytes. Antes relegada a anúncios e imagens, a peça já pode ser adquirida por valores que podem ultrapassar os US$ 5 mil (cerca de R$ 19,3 mil).

Tecnicamente com 15,36 TB – ainda assim, um tamanho de muito respeito para uma unidade flash –, o produto foi revelado pela fabricante sul-coreana em agosto de 2015. Tempos depois, o flagship da linha de SSDs PM1633a provou que não tinha só tamanho e arrepiava também na performance, atingindo por volta de 6,2 gigabytes por segundo nos testes de velocidade de leitura feitos com um de seus protótipos.

É comum que as empresas de tecnologia anunciem peças de ponta para conseguir destaque na mídia ou declarar que bateram algum recorde do mercado, mas o projeto fique engavetado por anos ou acabe nunca vendo a luz do dia. Felizmente, para quem quer espaço em disco, não dispensa agilidade na transferência de arquivos e tem dinheiro sobrando, a Samsung cumpriu sua palavra e já colocou o modelo final à venda.

Claro que o hardware é voltado para empresas e servidores que precisam trabalhar o tempo todo com segurança e performance no armazenamento de dados, mas nada impede que os mais abonados possam descolar uma ou duas unidades para nunca mais se preocupar em desinstalar um jogo para instalar outro. Os consumidores com orçamento mais apertado podem optar ainda por outros modelos da família, que oferece peças com 8 TB, 4 TB, 2 TB, 960 GB e até um disco de “humildes” 480 GB – todos com a tecnologia V-NAND.

Qual é a sua experiência com unidades de armazenamento do tipo SSD? Comente no Fórum do TecMundo!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.