Opera GX: como usar Mods no mobile e no desktop

5 min de leitura
Patrocinado
Imagem de: Opera GX: como usar Mods no mobile e no desktop
Imagem: opera gx

Quem joga videogames e está por dentro dos produtos voltados para esse público já deve conhecer bem os navegadores gamer. Eles geralmente são mais leves e personalizáveis, além de contar com recursos interessantes para jogadores.

O Opera GX, por exemplo, conta com limitadores de RAM e CPU,  o que ajuda a evitar momentos de frustração por conta de travamentos e lentidão durante os jogos. Ele já é bem conhecido e estabelecido na comunidade e agora está com uma novidade interessante, o GX Mods.

A feature permite o uso de modificações no browser que podem ser baixadas e instaladas tanto no PC quanto nos dispositivos mobile. Confira abaixo como deixar os navegadores sem graça de lado e ter uma experiência única com o GX Mods!

O que é o GX Mods e como utilizá-lo?

Os GX Mods nada mais são do que complementos de personalização que podem ser instalados e desinstalados a qualquer momento no navegador gamer Opera GX, disponível tanto para PCs e notebooks (versão desktop) quanto para celulares e tablets (na versão mobile).

opera gxA loja de mods tem diversas opções de personalização para o navegador. (Opera GX/Reprodução)

Os Mods vão desde alterações visuais a complementos que auxiliam diretamente no desempenho do PC, sendo possível, por exemplo, deixar o browser com uma temática inspirada em certos jogos e séries como Zelda, Star Wars e God of War.

Hoje, o catálogo do GX Mods já conta com mais de 5000 extensões diferentes para desktop que vão desde a alteração do tema do navegador à adição de novos recursos que podem ser úteis ao usuário.

Como usar Mods no Opera GX mobile?

Após baixar e instalar o Opera GX no seu celular ou tablet, é bem simples de instalar os GX Mods versão mobile:

  • Clique no ícone do Opera GX, no canto inferior direito
  • Clique na opção "Mods" quando abrir o menu
  • Confira os mods recomendados ou cliquem em "Loja"

opera gxÉ muito simples instalar mods no navegador mobile. (Opera GX/Reprodução)

  • Na loja você pode ver os temas em alta ou clicar no menu para selecionar "Browse Mods" para navegar entre as diversas opções e escolher o seu favorito!

opera gxA loja de mods tem diversas opções de personalização para o navegador. (Opera GX/Reprodução)

  • Então, é só clicar em salvar. E quando não quiser mais utilizar, selecione a opção "desinstalar" para desabilitá-lo.

opera gxAo instalar mods na versão mobile do Opera GX você deixa o navegador no estilo dos seus jogos favoritos, como no exemplo acima. (Opera GX/Reprodução)

Esta funcionalidade é uma adição recente ao Opera GX para dispositivos móveis, mas já permite ao usuário escapar da monotonia dos navegadores convencionais ao oferecer um aplicativo de visual elegante e com muitas opções de personalização.

Por enquanto, é possível selecionar temas inspirados em diversos jogos das mais variadas plataformas, alterando desde a paleta de cores aos papéis de parede. Mas a promessa é de que mais recursos cheguem à versão mobile do Opera GX, então vale a pena ficar de olho.

Como usar Mods no Opera GX desktop?

Com o Opera GX instalado, é muito fácil começar a utlizar os mods, para isso basta:

  • Clicar no ícone de Mods no menu à esquerda da tela (confira na imagem abaixo) ou visitar o site da loja.
  • Clicar em "Procurar mods" e filtrar por o que você deseja instalar, como wallpapers, estilos, web modding, música, entre outras diversas opções.

opera gxPara começar a usar os Mods, basta acessar a GX Store e clicar em "Procurar mods". (Opera GX/Reprodução)

  • Após escolher, é só clicar em instalar e quando não quiser mais utilizar o complemento, é só selecionar a opção "desinstalar" para desabilitá-lo no browser

opera gxDeixe o navegador com o seu estilo baixando mods no Opera GX. (Opera GX/Reprodução)

Na loja é possível encontrar todo tipo de complemento para personalizar o browser. É fã de animes? Tem diversos temas das mais variadas animações japonesas e mangás, como Bleach, Berserker e Chainsaw Man, por exemplo. Quer algo mais leve? Tem uma porção de opções com temática mais aconchegante e fofinha.

Também é possível optar por mods que melhorem o desempenho, tornando a navegação mais rápida e consumindo menos poder de processamento do computador, resultando em horas de jogo mais otimizadas do que em relação aos navegadores convencionais.

Recursos gamers exclusivos no Opera GX

Ainda que seja muito legal poder mudar completamente o visual do navegador e deixá-lo com a temática que mais nos atraia e complementos que ajudem a melhorar o desempenho, um navegador gamer precisa de mais do que isso. O Opera GX, por exemplo, traz nativamente algumas funcionalidades essenciais para os gamers de plantão. Confira!

Como usar limitadores de RAM, CPU e rede

Se outros browsers fazem seu PC engasgar com o tanto de poder de processamento que tentam engolir, o Opera GX vai no caminho contrário e permite ao usuário limitar o quanto de CPU e memória RAM que o navegador pode consumir. Desta forma, todo o processamento que antes iria para a navegação, agora fica disponível para o computador utilizar em outras tarefas, como rodar seu jogo lisinho.

opera gxVocê pode gerenciar o consumo de recursos do Opera GX para não impactar na performance dos jogos. (Opera GX/Reprodução)

Para isso, basta clicar no ícone de acelerador, no menu lateral à esquerda, e uma aba mostrará todas as opções de controle disponíveis no Opera GX. Para quem joga online, por exemplo, é possível reduzir a quantidade de dados recebidos e enviados pelo browser, para impactar o mínimo possível nas partidas. Assim, você pode jogar e baixar outros games e demais conteúdos sem o ping ir às alturas.

Como usar o VPN e AdBlock integrados

Para os que querem navegar com mais privacidade ou acessar conteúdos que não estão disponíveis no Brasil, a boa notícia é que o Opera GX conta com uma VPN nativa e gratuita. Assim, você pode assistir aos seus filmes e séries favoritos que não estão no catálogo brasileiro sem gastar uma grana extra.

A VPN também é um ótimo recurso de segurança, pois ela esconde o endereço de IP do usuário, impedindo que os sites visitados armazenem, roubem ou vendam seus dados para terceiros.

opera gxO Opera GX oferece bloqueio de anúncios e até mesmo uma VPN para navegar com maior privacidade e de graça. (Opera GX/Reprodução)

Além disso, no Opera GX não há necessidade de instalar uma extensão para fugir daqueles anúncios inconvenientes, que muitas vezes atrapalham a experiência de navegação. Ele conta com uma ferramenta de bloqueio de anúncios integrada que, além de tornar a navegação mais agradável, também faz com que as páginas carreguem mais rápido.

Cheio de recursos nativos e funcionalidades adicionais, como os GX Mods, o Opera GX é uma opção de navegador interessante para quem curte jogar no PC e navegar ao mesmo tempo, sem perder desempenho. Se você curtiu e quer começar a usar o Opera GXclique nesse link para instalar no seu PC ou mobile!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.