Amazon anuncia Matter Casting, nova ferramenta de transmissão universal

1 min de leitura
Imagem de: Amazon anuncia Matter Casting, nova ferramenta de transmissão universal
Imagem: GettyImages

A Amazon anunciou o Matter Casting, um recurso de transmissão dentro do protocolo aberto Matter. A função promete servir como uma ferramenta universal de transmissão de conteúdo que, na prática, dispensa hardware específico.

Neste primeiro momento, a ferramenta será implementada no Echo Show 15, mas a Amazon pretende incluí-la no Fire TV, incluindo os modelos Panasonic com Fire TV embutida. Segundo a empresa, basta abrir o aplicativo, selecionar o recurso de transmissão e escolher um dispositivo de destino.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

O Matter Casting é uma ferramenta de transmissão de conteúdo de codígo-aberto.O Matter Casting é uma ferramenta de transmissão de conteúdo de codígo-aberto.Fonte:  GettyImages 

Obviamente, o Matter Casting será inaugurado no Prime Video, contudo, a empresa afirma que o suporte será expandido para mais serviços (Plex, Pluto TV, Starz e outros) ao longo do ano.

O Matter Casting é um método aberto de transmissão. Na prática, ele funciona de forma similar ao AirPlay, da Apple, e o Chromecast, do Google, mas pode ser implementado em qualquer aplicativo ou dispositivo graças ao seu código-aberto.

Para a Amazon, aderir ao Matter Casting seria um passo positivo para a indústria, tornando a interoperabilidade entre dispositivos e apps mais simples de ser implementada.

Se a ferramenta se tornasse um padrão, acabariam os problemas de incompatibilidade de transmissão entre dispositivos que acontece atualmente. Se você possui um iPhone, você não pode transmitir conteúdo por AirPlay para o Fire TV, por exemplo.

Contudo, as outras duas gigantes envolvidas com o Matter — Apple e Google — não têm motivos para adotar o novo padrão. Ambas possuem alternativas consolidadas de transmissão de conteúdo que, mesmo com código fechado, são amplamente utilizadas por consumidores.

De toda forma, a criação de um padrão único e aberto é um passo importante para a evolução do Matter. O objetivo desse novo padrão de interoperabilidade entre dispositivos inteligentes precisa evoluir, e o Casting é um importante recurso dessa fundação.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.