Tecnologias edge e 5G: desenvolva apps com o IBM Edge Solutions

2 min de leitura
Patrocinado
Imagem de: Tecnologias edge e 5G: desenvolva apps com o IBM Edge Solutions
Avatar do autor

Equipe TecMundo

Por: Willie M. Tejada.

Publicado em: 5 de maio de 2020.

A convergência da edge computing com a inteligência artificial e tecnologias 5G traz uma oportunidade única para desenvolvedores criarem uma nova classe de aplicações. Diversos novos carros apresentam capacidades de GPU que, há não muito tempo, eram encontradas apenas em data centers. Vimos dispositivos IoT se tornarem mais poderosos e onipresentes, o custo de execução de aparelhos edge caiu consideravelmente e algoritmos de IA são mais velozes, acurados e sofisticados do que nunca.

Além disso, o 5G possibilita baixa latência, alta largura de banda e a presença de apps de desempenho sensível implantados na edge em locais como aqueles nos quais ocorrem eventos, hospitais, fábricas, lojas e automóveis. A edge computing vai se tornar uma realidade, trazendo a computação e o armazenamento de dados para mais perto de onde os dados são criados, seja por pessoas, lugares ou coisas.

O surgimento do 5G permite que softwares processem rapidamente informações, resultando em uma experiência altamente responsiva, gerando oportunidades para aprimorar experiências digitais, performance e segurança de dados e permitindo operações contínuas em todos os setores, além de configurações dinâmicas e personalizadas, graças à elevada agilidade de rede.

O que isso significa? A hora de as empresas abraçarem a edge chegou. Muito tem-se falado sobre aplicações edge, mas, até agora, não havia uma plataforma capaz de gerenciar problemas associados a soluções do tipo. Para colocar um fim nessa questão, a IBM anuncia, hoje, o lançamento do novo IBM Edge Application Manager, que auxiliará empresas de qualquer indústria a implantar de maneira segura e remota aplicações por meio das quais dados são coletados em qualquer ambiente de cloud híbrida enquanto análises e insights são entregues em tempo real.

Uma arquitetura aberta é essencial para garantir essa experiência. Por isso, o IBM Edge Application Manager é uma plataforma baseada em contêiner altamente segura construída no Red Hat OpenShift, o que permite a você implantar e gerenciar novos serviços em qualquer lugar – da edge ao centro de suas operações, incluindo todo o ambiente de cloud híbrida, mesmo que desconectado. Um único administrador pode aplicar regras que gerenciarão automaticamente a escala e a variabilidade dos ambientes da aplicação em dezenas de milhares de terminais.

A novidade é baseada em tecnologias abertas, incluindo um projeto open source criado por desenvolvedores da IBM chamado Open Horizon. Com o Open Horizon, um único administrador pode gerenciar inúmeros terminais, o que auxilia na administração das informações em uma gama variável de dispositivos de diferentes fabricantes. Recentemente, o projeto Open Horizon se juntou à LF Edge, comunidade da qual a IBM é membro.

IBM Edge Application Manager foi construída para desenvolvedores. Você pode aproveitar o conhecido ciclo de desenvolvimento baseado em contêiner para aplicativos edge como faz com aplicativos nativos da cloud.

Confira nosso hub IBM Edge Application Manager no IBM Developer para ter acesso a padrões de código, artigos e muito mais e começar a construir na edge.

...

Quer ler mais conteúdo especializado de programação? Conheça o IBM Blue Profile e tenha acesso a matérias exclusivas, novas jornadas de conhecimento e testes personalizados. Confira agora mesmo, consiga as badges e dê um upgrade na sua carreira!

…..

Quer dar o próximo grande passo na sua jornada profissional? Participe do Cloud Training, um curso online e gratuito que vai te preparar para o exame da certificação IBM Cloud Foundations. Inscreva-se já!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.