5 mercados em expansão para profissionais de IA

3 min de leitura
Patrocinado
Imagem de: 5 mercados em expansão para profissionais de IA
Avatar do autor

Equipe TecMundo

A inteligência artificial já é uma realidade em diversas indústrias; muitos setores aproveitam as vantagens proporcionadas pelos avanços dessa tecnologia que tem transformado significativamente o mundo. A IA é capaz, por exemplo, de descobrir o perfil de um desenvolvedor de acordo com suas atividades na internet.

Mas quais mercados em expansão podem ser interessantes para os profissionais que estão aprendendo agora sobre inteligência artificial? Entre diversos campos beneficiados por essa tecnologia, separamos cinco nos quais vale a pena ficar de olho.

Automação inteligente

Automação inteligenteAutomação inteligente. (Fonte: Shutterstock)

A capacidade de automatizar uma série de atividades não é uma característica única da inteligência artificial, já que alguns sistemas complexos também conseguem fazer isso; entretanto, tarefas que exigem adaptação, agilidade e aprendizagem são realmente beneficiadas pela IA. Um bom e simples exemplo é a necessidade de detectar gases perigosos dentro de uma mina de escavação.

Pesquisadores da Universidade de Engenharia Nacional do Peru (UNI) desenvolveram um robô com quatro rodas que é capaz de explorar as minas de forma autônoma para identificar metano, dióxido de carbono e amônia. Utilizando uma série de sensores, a inteligência artificial consegue registrar a própria localização e gerar rotas a serem utilizadas quando o nível de algum desses gases estiver elevado.

Portanto, simplesmente automatizar não basta; é preciso automatizar com inteligência, e essa é uma das áreas que vai crescer muito no campo da IA.

Visão computacional

Visão computacionalVisão computacional. (Fonte: Shutterstock)

O campo da visão computacional faz referência à capacidade de as máquinas (especialmente computadores) enxergarem e substituírem o olho humano em várias atividades. Mas por que iríamos querer isso?

Existe uma tecnologia de análise de documentos chamada optical character recognition (OCR — reconhecimento ótico de caracteres) capaz de escanear e extrair automaticamente informações de um documento. Dessa forma, um robô poderia analisar uma ordem de pagamento, calcular suas taxas, o valor a ser pago e outras informações e processar tudo sem a interferência humana.

Outra indústria que está sendo beneficiada é a automobilística, com o desenvolvimento de carros autônomos. A visão computacional está sendo importantíssima para tirar do papel o sonho do automóvel que dirige sozinho.

Reconhecimento de fala e processamento de linguagem humana

Reconhecimento de falaReconhecimento de fala e processamento de linguagem humana. (Fonte: Shutterstock)

Quem utiliza assistentes pessoais já experimentou as aplicações de reconhecimento de fala e processamento de linguagem humana. Com a ajuda da inteligência artificial, esses campos estão evoluindo muito, o que muda drasticamente a forma como interagimos com nossos dispositivos, além de ajudar em outras áreas, como tradução e acessibilidade para pessoas com deficiência.

Logística de produtos, materiais e colaboradores

Logística de produtosLogística de produtos, materiais e colaboradores. (Fonte: Shutterstock)

Previsão de demandas, automatização de processos e manutenções preventivas são apenas alguns aspectos que poderiam ser aprimorados no campo de logística de produtos, materiais e colaboradores. Com a ajuda da inteligência artificial, fica mais fácil tomar decisões de compra e venda, contratação de funcionários ou expedição de remessas para o exterior, por exemplo.

Até mesmo o gerenciamento completo de grandes galpões de armazenamento está sendo revolucionado com a IA. A área de recursos humanos também pode se beneficiar com a criação de critérios e processos seletivos mais eficazes.

Análise de dados

Análise de dadosAnálise de dados. (Fonte: Shutterstock)

A análise de dados, que está indiretamente ligada a todos os outros campos, também é um mercado em expansão graças à inteligência artificial. O armazenamento, a organização e o processamento das informações de uma empresa podem melhorar significativamente se a IA estiver em uso. A tecnologia é capaz de reconhecer padrões, estabelecer regras e ainda evitar uma série de problemas que dados duplicados, ausentes ou corrompidos poderiam causar, trazendo prejuízo para as empresas.

...

Quer ler mais conteúdo especializado de programação? Conheça o IBM Blue Profile e tenha acesso a matérias exclusivas, novas jornadas de conhecimento e testes personalizados. Confira agora mesmo, consiga as badges e dê um upgrade na sua carreira!

…..

Quer dar o próximo grande passo na sua jornada profissional? Participe do Cloud Training, um curso online e gratuito que vai te preparar para o exame da certificação IBM Cloud Foundations. Inscreva-se já!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.