Implemente uma rede de negócios de amostra

5 min de leitura
Patrocinado
Imagem de: Implemente uma rede de negócios de amostra
Avatar do autor

Equipe TecMundo

Aprenda o passo a passo para implementar uma rede de amostra no nível gratuito do IKS. Você poderá, então, começar a desenvolver, fazer demonstrações e montar suas aplicações de blockchain e uma rede multiorganizacional simulada.

  • 1. Faça uma conta no IBM Cloud;
  • 2. Acesse o Kubernetes Service na IBM Cloud e se inscreva para criar o nível gratuito do IKS e implementar;
  • 3. Navegue de volta para a Plataforma Blockchain e clique para lançar seu console de blockchain no cluster do nível gratuito do IKS. Você pode selecionar o cluster através da navegação;
  • 4. Quando vir o botão de lançamento, você pode entrar no console de blockchain onde assistirá a um tutorial de inicialização rápida, além de diferentes nós que poderão ser implementados;
  • 5. Caso selecione o início rápido, você será guiado por meio de uma série de etapas simples para “Construir uma rede”, “Entrar em uma rede” ou “Implementar um contrato inteligente na rede”.

Para detalhes mais completos, veja os documentos da IBM Blockchain Platform. Aqui está uma prévia de como você será guiado:

  • Implemente um certificado de autoridade, demandando nós de serviço ou pares;

  • Crie identidades e canais;

  • Modele sua rede de negócios ao definir as classes de ativos, de participantes, de transações, de eventos e acesse as regras de controle;

  • Escreva um pequeno contrato, instale um contrato inteligente, crie um exemplo de contrato inteligente ou envie uma transação usando a aplicação do seu cliente.

O que não está incluso no nível gratuito?

O nível gratuito é otimizado para fornecer uma visão das ferramentas operacionais e para te ajudar a desenvolver com rapidez e testar. Ele difere dos planos padrão de diversas formas:

  • Será automaticamente removido depois de um mês e não há forma de migrá-lo para um nível padrão, então não conte com que os dados permaneçam além do período de um mês, já que o exemplo todo sumirá;

  • Não deve ser usado para testes de estresse. É um recurso grátis, e a IBM arca com todos os custos, então, para torná-lo disponível, é necessário limitar os recursos alocados;

  • Não existe manutenção aplicada a esses implementos. Se uma nova versão do Hyperledger Fabric se tornar disponível, a IBM não atualizará os níveis gratuitos; você vai precisar deletar e reiniciar a IBM Blockchain Platform.

O que está além do nível gratuito?

Quando você estiver pronto para começar, ampliar sua rede e implementar sua definição, o contrato inteligente e aplicações para um ambiente de produção com a adição de camadas de segurança reforçadas e suporte premium, você irá preferir o plano padrão do IBM Kubernetes.

Com ele, você poderá adicionar mais nós da IBM Blockchain Platform, mais recursos (processamento e armazenamento), além de uma infraestrutura tolerante a quedas e em nível de produção, que roda em um ambiente portátil, baseado em Kubernetes e que está seguro na nuvem. Isso inclui isolamento de tempo de execução/dados, grande disponibilidade para solicitações e certificado de autoridade, além da habilidade de utilizar zonas múltiplas para a recuperação de desastres.

Por que não utilizar apenas tecnologias open source diretamente no seu computador?

Um blockchain implementado localmente e baseado na estrutura do Hyperledger Fabric pode proporcionar uma ótima simulação. Mas sem acesso a outras organizações de membros, você não pode experimentar ou testar a escalabilidade e poder de uma rede multiorganizacional. Além disso, usar localmente as tecnologias open source requer um pouco mais de paciência e habilidade com códigos de linhas de comando.

Por outro lado, com a IBM Blockchain Platform, você possui um conjunto de ferramentas operacionais e de administração escalável, confiável e completamente integrado para guiá-lo em sua criação de rede, na implementação, monitoramento e administração com cliques simples e instruções fáceis. O código e as habilidades que você desenvolve são facilmente transferíveis para ambientes de produção, então, quando estiver pronto para mudar para uma rede em escala real na produção, você terá exatamente a mesma experiência.

Procurando desenvolver e/ou testar um contrato inteligente de forma rápida?

A maneira mais fácil e econômica de aprender mais sobre o desenvolvimento de contratos inteligentes para o Hyperledger Fabric é adquirindo a extensão gratuita do IBM Blockchain Platform VS Code. Existem diversas amostras embutidas que podem te ajudar a começar, incluindo notas promissórias comerciais e o FabCar. Uma vez instalada a extensão, você pode criar seu primeiro contrato inteligente guiando-se por este tutorial.

Com a extensão VS Code, você pode desenvolver, empacotar e implementar seus contratos inteligentes de maneira rápida e com o gerenciamento simples de espaços de trabalho múltiplos. Além disso, a extensão possui instalação rápida embutida do Hyperledger Fabric para testar seu contrato rapidamente. Você também pode facilmente importar perfis de conexão para redes remotas, o que permite a implementação de seus contratos empacotados em qualquer rede da qual você participar.

Obtenha ajuda e suporte

Existem várias maneiras de obter suporte e respostas para suas perguntas.

1. Para perguntas sobre blockchain em geral:

  • Procure no dW Answers. Navegue por perguntas já feitas ou submeta uma nova (inclua a palavra-chave blockchain);

2. Para ajuda com a IBM Blockchain Platform:

  • A seção de Suporte na interface do usuário dispõe de vários recursos para a autoajuda e notas de versão. Para defeitos no software ou algum problema que fuja dos recursos existentes, você encontrará instruções para enviar um caso de suporte no Portal do IBM Cloud Service. Quando fizer isso, você receberá um e-mail de resposta em minutos;

3. Para perguntas sobre implementação específicas do Hyperledger Fabric:

Próximos passos

Nós incluiremos cinco ótimas maneiras para melhorar suas habilidades de blockchain:

...

Quer ler mais conteúdo especializado de programação? Conheça a IBM Blue Profile e tenha acesso a matérias exclusivas, novas jornadas de conhecimento e testes personalizados. Confira agora mesmo, consiga as badges e dê um upgrade na sua carreira!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.