Avião guiado por IA combate piloto da Força Aérea em simulação

1 min de leitura
Imagem de: Avião guiado por IA combate piloto da Força Aérea em simulação

Nesta quinta-feira (20), a Agência de Projetos de Pesquisa Avançada de Defesa dos Estados Unidos (DARPA) realiza a aguardada competição entre um piloto real da Força Aérea americana (USAF) e um algoritmo de inteligência artificial (IA). Eles se enfrentam em um combate aéreo simulado, pilotando caças F-16 virtuais.

O evento, intitulado AlphaDogfight Trials, começou na última terça-feira (18), com a participação de oito equipes de desenvolvedores de IA que criaram algoritmos capazes de realizar manobras simuladas de combate aéreo. No primeiro dia, elas enfrentaram algoritmos desenvolvidos pelo Laboratório de Física Aplicada da Universidade Johns Hopkinks.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Já o segundo dia de competição envolveu duelos entre os oito times participantes, com os quatro melhores avançando para a etapa seguinte, realizada hoje. A equipe campeã desta fase ganhará a vaga para testar as habilidades da IA contra o piloto da USAF, disputa prevista para acontecer ainda nesta quinta.

O combate simulado é parecido com as batalhas nos videogames.O combate simulado é parecido com as batalhas nos videogames.Fonte:  DARPA/Reprodução 

De acordo com a DARPA, a competição faz parte de um projeto ambicioso da agência, cujo objetivo é desenvolver sistemas autônomos para uso em aviões de combate, futuramente. Estas máquinas pilotadas por IA poderiam ser utilizadas em missões de grande risco, por exemplo, preservando os pilotos.

Transmissão ao vivo

Na final da competição, o algoritmo capaz de guiar um caça vai enfrentar um piloto humano em um simulador de batalha aérea, como em um jogo de videogame. Ambos estarão pilotando um F-16 digital, com direito a óculos de realidade virtual para o membro da USAF, fornecendo uma visão de dentro do cockpit da aeronave.

Os dois concorrentes se enfrentarão em duelos que terão condições variáveis. O vencedor será aquele que conseguir se posicionar atrás do oponente por um tempo suficiente para colocá-lo na mira e disparar o tiro letal, derrubando-o.

A disputa homem x máquina tem transmissão ao vivo na página do AlphaDogfight Trials e também pelo YouTube, no link a seguir:

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.