Android: como baixar com segurança apps que não estão na Play Store

2 min de leitura
Imagem de: Android: como baixar com segurança apps que não estão na Play Store
Imagem: TechRadar/Reprodução

Com uma infinidade de opções, a Play Store é vista como o local mais adequado para encontrar qualquer app. No entanto, há diversos aplicativos que não estão disponíveis na loja para dispositivos  Android.

Por estarem em fase de testes ou desenvolvimento, esses aplicativos não ficam disponíveis para o grande público. Contudo, é possível instalá-los de forma segura. Descubra como realizar esse processo e fontes seguras para baixar os apps.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Apps que ainda não estão disponíveis na Play Store podem ser facilmente instalados.Apps que ainda não estão disponíveis na Play Store podem ser facilmente instalados.Fonte:  LifeWire/Reprodução 

Instalando APKs em segurança

De maneira geral, APK é o nome dado aos apps baixados de fontes externas que não são a Play Store. Por conta disso, os  dispositivos Android vão bloquear a instalação de qualquer arquivo que não seja autorizado pela Google.

Entretanto, é possível alterar manualmente a configuração do smartphone ou tablet para utilizar um aplicativo considerado desconhecido. Veja o passo a passo:

  1. Vá em “Configurações”

  2. Acesse a opção “Apps e notificações”

  3. Desça a página e clique em “Avançado”

  4. Depois, clique em “Acesso especial a apps”

  5. Entre na opção “Instalar apps desconhecidos”

  6. Procure o aplicativo que você pretende utilizar

  7. Então, habilite a chave da opção “Permitir desta fonte”

Ao acessar “Instalar Apps Desconhecidos”, busque pelo APK desejado.Ao acessar “Instalar Apps Desconhecidos”, busque pelo APK desejado.Fonte:  TecMundo 

Outra maneira é fazer o download do APK e, quando o sistema Android enviar uma notificação, realizar o seguinte procedimento:

  1. Inicie o download do app desejado

  2. Na caixa de diálogo do Android, clique em “Configurações”

  3. Então, habilite a opção “Permitir acesso”

  4. Clique em “Download”

  5. Após completar o download, abra o arquivo

  6. Acesse “Opções”

  7. Agora, habilite a chave da opção “Permitir desta fonte”

  8. Retorne à tela anterior e clique em “Instalar”

O Android sempre notifica o usuário sobre download de fontes desconhecidas.O Android sempre notifica o usuário sobre download de fontes desconhecidas.Fonte:  TecMundo 

Onde posso encontrar apps seguros fora da Play Store?

Com receio de baixar um arquivo malicioso, certos usuários desconfiam de apps de fontes desconhecidas. No entanto, há páginas que disponibilizam conteúdos seguros e gratuitos para Android. Conheça algumas delas:

APKMirror

Gerenciado por membros do site norte-americano Android Police, o APKMirror traz uma série de apps em versões atualizadas. Apesar do layout simples, os arquivos disponibilizados são de fontes seguras.

XDA Lads

Semelhante à própria Play Store, o XDA Lads é uma fonte organizada pela XDA Developers. Totalmente gratuita, ao baixar a plataforma no dispositivo, ela oferece diversas opções de apps em desenvolvimento ou em testes.

F-Droid

Também inspirado na Play Store, o F-Droid apresenta diversos apps Open Source. Ao instalá-lo, o usuário tem acesso a vários aplicativos e recebe notificações quando há novas atualizações.

Diversos APKs podem ser encontrados em fontes seguras.Diversos APKs podem ser encontrados em fontes seguras.Fonte:  Pexels/Reprodução 

Dicas de APKs para o dia a dia

Em meio à extensa lista de opções disponíveis nas páginas citadas, separamos dois apps que podem ser úteis para usuários de Android.

Google Camera

Desenvolvido para os smartphones Pixel, o Google Camera também está disponível para Android. Ele oferece uma experiência aprimorada do recurso HDR mesmo em aparelhos com câmeras mais simples.

K-9 Mail

Uma alternativa para gerenciamento de e-mail, o K-9 Mail organiza contas de diferentes servidores em apenas um app. Com aparência intuitiva, ele recebe diversas atualizações com melhorias para o uso diário.

Gostou destas dicas? Então indique outros APKs nos comentários!

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.