Experiência prática de desenvolvimento COBOL com versões de teste de IBM Z

2 min de leitura
Patrocinado
Imagem de: Experiência prática de desenvolvimento COBOL com versões de teste de IBM Z
Avatar do autor

Equipe TecMundo

Por: Matthew Cousens.

Publicado em: 15 de maio de 2020.

Várias pessoas entraram em contato comigo nas últimas semanas com o objetivo de experimentar as soluções mais recentes para trabalhar com o código COBOL no IBM z/OS. À primeira vista, isso parece ser um pedido simples. Um dos maiores desafios da demonstração de novas tecnologias de mainframe é descobrir exatamente como obter um ambiente. Um sistema de sandbox precisa ser isolado, portanto, quaisquer alterações feitas durante a exploração não causarão dano a outro usuário. Ademais, há o obstáculo logístico da quantidade de tempo necessária para instalar clientes front-end, servidores back-end e talvez até componentes de middleware. Uma comprovação "simples" da validade do conceito pode não ser tão simples. É nesse ponto que entram as versões de teste do software IBM Z.

Os testes do IBM Z estão disponíveis para demonstrar soluções selecionadas. São ambientes de sandbox gratuitos e autoprovisionados com duração de três dias. Precisa de mais tempo? Sem problemas – providencie outro após sua versão de teste expirar. As versões de teste incluem todas as peças necessárias, do front-end ao back-end, e são isoladas para que os usuários não causem impacto uns aos outros. Cada versão de teste também contém múltiplos cenários com orientações passo a passo sobre o que fazer.

A solução a que recorro para o IBM Z DevOps é o IBM Z Open Development Trial, que demonstra as principais tecnologias DevOps utilizando uma combinação de ferramentas de código aberto e da IBM. O usuário inicia com o carregamento do código COBOL de um repositório Git no IBM Developer para z/OS. Após modificar o código, ele é construído pelo IBM Dependency Based Build (DBB), sendo em seguida implementado ao z/OS através do Jenkins.

Outra solução popular é o IBM Application Discovery and Delivery Intelligence (ADDI) Trial, que demonstra como rapidamente obter informações sobre um aplicativo corporativo envolvendo vários programas COBOL, transações no CICS, atualizações de banco de dados, entre outras ferramentas similares. Em vez de exigir que você leia manualmente todo o código e entenda como tudo se encaixa, esta avaliação mostra como usar o ADDI para diagramar rapidamente o fluxo de aplicativos por completo. Utilizando os diagramas gerados, desenvolvedores são capazes de entender interdependências e antecipar os efeitos de suas alterações de código.

Essas são apenas duas das versões de teste disponíveis do IBM Z. Acompanhe os seguintes links para explorar todo o catálogo de ofertas e conhecer novas tecnologias:

...

Quer ler mais conteúdo especializado de programação? Conheça o IBM Blue Profile e tenha acesso a matérias exclusivas, novas jornadas de conhecimento e testes personalizados. Confira agora mesmo, consiga as badges e dê um upgrade na sua carreira!

…..

Quer dar o próximo grande passo na sua jornada profissional? Participe do Cloud Training, um curso online e gratuito que vai te preparar para o exame da certificação IBM Cloud Foundations. Inscreva-se já!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.