IBM e Java: os próximos 25 anos

7 min de leitura
Patrocinado
Imagem de: IBM e Java: os próximos 25 anos
Avatar do autor

Equipe TecMundo

25 anos de Java. Um marco incrível para qualquer linguagem de programação. Para o Java e sua comunidade, essa é uma conquista especialmente significativa, uma vez que muitos duvidaram do poder do Java de permanecer. Deve estar claro para todos que não apenas ele segue firme e forte, como possui um brilhante futuro pela frente. Vamos recordar um pouco e também pensar sobre o que queremos realizar em seguida.

Olhando para trás

Olhar para trás pode ser difícil porque, no nosso ramo, costumamos ter memória curta: muito do que aconteceu há cinco anos não é mais discutido agora, e eventos de dez anos atrás parecem ter ocorrido na Idade da Pedra! No entanto, é difícil exagerar quanto ao nível de entusiasmo, paixão e absoluta ideia de invenção que foi provocado pelo Java na IBM ao longo dos últimos 25 anos.

Por mais que você possa considerar a IBM um pouco conservadora em alguns momentos, nós abraçamos o Java desde o primeiro dia e nunca demos um passo atrás. Desde começo, a IBM contribuiu para o processo do Java e ganhou diversos prêmios por coisas como possuir as melhores máquinas virtuais Java (JVMs), os melhores servidores de aplicações, ferramentas Java inovadoras e mais. Com o desenrolar do tempo, você também é capaz de ver a influência da IBM na forma como o Java evoluiu para se tornar o que é hoje. Pessoalmente, achamos que seria difícil encontrar qualquer outra empresa que tenha investido tanto e de maneira contínua na tecnologia, na comunidade e no ecossistema que chamamos simplesmente de “Java”.

As pessoas costumam esquecer quão maravilhosa é a tecnologia que uma JVM fornece. Valorizamos a sofisticação dos compiladores just-in-time, dos coletores de lixo e da independência da plataforma. Todo esse valor duramente conquistado vem de muitos anos de invenção e inovação. Você pode se surpreender de saber que os engenheiros da IBM eram líderes de tecnologia em JVM desde o primeiro dia – e alguns de nós estamos aqui até então!

Contribuições da IBM para o Java

A IBM possui interesses particulares em fazer do Java o melhor sistema de tempo de execução para aplicações de negócios em todas as suas plataformas. Desde o começo, reconhecemos o Java como a oportunidade inovadora que ele representava: a oportunidade de construir uma nova plataforma que juntasse todos os fornecedores de computação para ter um espaço grande, em vez de vários pequenos, e de criar uma plataforma de software que pudesse obter o melhor de cada hardware disponível (não importa o quanto mudasse) ao mesmo tempo em que preservasse os investimentos dos nossos clientes e os nossos próprios investimentos em produto. Vimos que o Java permitiria que nossos clientes inovassem de diversas maneiras e muito mais rápido do que antes. E eles o fizeram. Em finanças, segurança, planos de saúde, comunicação, viagens, logística, espaço aéreo, construção e muitas outras indústrias. Não é uma piada dizer que as plataformas Java da IBM sustentam a economia mundial.

No entanto, a IBM não cobra pelo uso de sua tecnologia JVM. Isso ocorre simplesmente porque tal ação comprometeria o verdadeiro valor do Java como um facilitador. Todo mundo pode se beneficiar do Java de maneira gratuita, segura e aberta. Isso não significa, no entanto, que os desenvolvedores que trabalham nele e nas JVMs não merecem ser pagos. Afinal, esses engenheiros altamente qualificados fornecem uma plataforma estável, performável e fundamental para proteger e construir verdadeiras oportunidades de renda. Os eventos recentes nos mostraram que não devemos subestimar o ambiente de tempo de execução Java. O Java é tão importante para o mundo que deve continuar livre de custos para todas as empreitadas e ser grátis para distribuir, mudar e melhorar.

A IBM se compromete a garantir que o Java permaneça grátis ao trabalhar no Open JDK, no AdoptOpenJDK e na Eclipse Foundation. De fato, nós fornecemos ofertas de apoio comercial para os binários AdoptOpenJDK gratuitos que contêm o Eclipse OpenJ9. A abordagem da IBM de fornecer apoio (como você esperaria, vindo de uma empresa cujos clientes são os maiores do mundo) é bastante focada e séria. Na IBM, apoio significa mais do que consertos de segurança regulares, o que é gratuito na comunidade. Significa que você pode pegar o telefone ou seu equivalente eletrônico e conversar com nossos engenheiros para obter ajuda com o diagnóstico e o conserto dos seus problemas relacionados ao sistema de tempo de execução Java.

Em 2017, a IBM completou a abertura de código de suas máquinas virtuais Java líderes na indústria na Eclipse Foundation. A Eclipse Foundation, que é uma corporação independente e sem fins lucrativos, pensa no código aberto de maneira que faz sentido para a IBM. Os códigos do Oracle Java EE 8 e do GlassFish se mudaram para o Eclipse sob o projeto Jakarta EE, onde se juntam ao projeto MicroProfile como uma localização para modernizar e permitir o avanço das tecnologias de plataforma empresarial.  

A comunidade sempre trabalhou em conjunto para propor, criticar e implementar a evolução das plataformas Java. Os muitos anos de experiência comunitária, compartilhando ideias de design, formalizando-as por meio de padrões e encorajando as implementações múltiplas, mantiveram o Java acertadamente em uma posição dominante dentro da nossa indústria. Existem muitas razões para acreditar que essa abordagem é a correta para manter as plataformas empresariais e de linguagem avançando pelo futuro.

Agora, o ambiente de tempo de execução Java da IBM é 100% open source: você pode obter a mesma versão da tecnologia que a IBM usa em todos os seus produtos e que os nossos clientes utilizam também. É claro que você não vai querer construir a partir do zero, então você pode simplesmente baixar a versão 9 do Java e outras coisas além disso direto do website do AdoptOpenJDK. Você terá a certeza de que o download foi construído e testado rigorosamente em múltiplas plataformas da mesma forma e a partir da mesma base de código. A IBM está oferecendo diversas opções de suporte para binários AdoptOpenJDK.

O que está por vir

O Java de hoje ainda está bem perto do Java do começo. Ele mudou e cresceu, é claro, mas a comunidade ajudou a desenvolver sua direção ao longo de 25 anos para que ele continuasse relevante e sintonizado com as necessidades de seu tempo. Será que podemos continuar fazendo isso? O desafio para o Java agora é encontrar seu caminho através de uma nova transformação. A era da nuvem está aqui, e o Java está evoluindo para se adaptar. No entanto, dessa vez existem muitas direções para perseguir e muitas formas de se chegar lá.

Como é próprio de uma empresa como a IBM, temos uma visão ampla do futuro das plataformas Java. Existem áreas técnicas profundas em que visualizamos as capacidades das JVMs de exploração dos contêineres em nuvem para aumentar sua pertinência no ambiente moderno de computação, criar melhor integração com outras linguagens predominantes nas arquiteturas multinível e de microsserviços e se valer de técnicas de machine learning visando tornar a solução mais inteligente e adaptável às cargas de trabalho que estão em constante mudança. Esforços direcionados à utilização aprimorada da memória do OpenJ9, à inicialização rápida de aplicativos e ao desempenho impressionante estão criando uma JVM que pode realmente ser chamada de ambiente de tempo de execução Java nativo da nuvem.

Fora do âmbito das máquinas virtuais, a evolução do empreendimento Java para o Jakarta EE também é bastante empolgante. O Jakarta EE 9, construído sobre o Jakarta EE 8, está no horizonte com a promessa de ser uma plataforma para nuvem, microsserviços e aplicativos conteinerizados. Além disso, os novos recursos e funcionalidades oferecidos pelo Eclipse MicroProfile entregam aspectos-chave necessários para desenvolvedores para apresentar os aplicativos de amanhã. Adicione a isso o fato de o Java ser aplicado a sistemas direcionados a eventos e reativos e ambientes de aplicativos sem servidores. O futuro é realmente brilhante para o Java.

Foi divertido andar por esse caminho de recordações, mas será ainda mais divertido ajudar o Java a crescer e se tornar algo mais incrível do que nunca. Se você tiver tempo, pense um pouco sobre o futuro, pense sobre o que você gostaria de ver no Java de amanhã e em como poderia se envolver para fazer com que isso se torne realidade. A comunidade do Java é única. Vamos trabalhar juntos e manter esse ecossistema inovador e vibrante para o Java gratuito.

...

Quer ler mais conteúdo especializado de programação? Conheça o IBM Blue Profile e tenha acesso a matérias exclusivas, novas jornadas de conhecimento e testes personalizados. Confira agora mesmo, consiga as badges e dê um upgrade na sua carreira!

…..

Quer dar o próximo grande passo na sua jornada profissional? Participe do Cloud Training, um curso online e gratuito que vai te preparar para o exame da certificação IBM Cloud Foundations. Inscreva-se já!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.