OnePlus é criticada por pré-instalar apps do Facebook em celulares

1 min de leitura
Imagem de: OnePlus é criticada por pré-instalar apps do Facebook em celulares
Imagem: OnePlus
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

A fabricante OnePlus virou alvo de críticas de parte do público por uma prática bastante conhecida na indústria de celulares: encher o aparelho com "bloatwares", que são aplicativos pré-instalados, às vezes por uma parceira comercial e sem grande utilidade para o usuário, que tem a remoção dificultada pelo sistema.

A denúncia partiu de Max Weinbach, jornalista do site XDA Developers, que percebeu a atividade intensa de serviços relacionados ao Facebook em um aparelho da marca. Como prova, ele compartilhou algumas capturas de tela em sua rede social.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

O maior problema, segundo ele, nem é somente o smartphone forçar você a ter Facebook, Messenger ou Instagram no aparelho. A crítica é em relação ao uso do Facebook App Installer, Facebook App Manager e Facebook Services — que rodam em segundo plano no Oxygen OS e até fazem a atualização dos próprios apps do império de Mark Zuckerberg sem usar a Google Play Store.

O caso gera preocupação, já que os serviços do Facebook estão constantemente trocando dados entre si e enviando informações aos servidores da companhia, que é há anos criticada justamente por essa flexibilização da privacidade. O TecMundo já explicou no canal do YouTube o que são bloatwares e por que eles atrapalham tanto.

O lado da OnePlus

O site Android Police entrou em contato com a One Plus e confirmou que os serviços de fato são embutidos nos modelos OnePlus 8, 8 Pro e no recém-apresentado Nord. Ela ainda explicou que "a pré-instalação desses apps garantem melhor eficácia de bateria no Facebook". A Netflix também aparece por padrão no aparelho e, de acordo com a companhia, o objetivo é "melhorar a reprodução do HDR" na plataforma de streaming.

As redes sociais podem ser desinstaladas normalmente, mas não é possível remover por meios tradicionais os gerenciadores e serviços.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.