Novo Chrome traz vídeos em 'PiP' para YouTube e Netflix

1 min de leitura
Imagem de: Novo Chrome traz vídeos em 'PiP' para YouTube e Netflix

A Google está melhorando consideravelmente a experiência de consumo de mídia no Google Chrome. Recentemente, a empresa finalizou uma função chamada Media Hub, que permite controlar músicas sem trocar de aba e até mesmo assistir vídeos de YouTube, Netflix e Amazon Prime Video em modo Picture-in-Picture (PiP).

A ferramenta é um menu flutuante que aparece no canto superior direito do Google Chrome quando alguma mídia está em execução no navegador. A função permite trocar de música em serviços como Spotify e YouTube sem a necessidade de trocar de janela.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fonte:  Mateus Mognon/Captura de Tela 

Além disso, o player flutuante nativo do Google Chrome possui funções extras quando é utilizado com vídeos. Ao assistir produções em sites como YouTube, Netflix e Prime Video no navegador, o usuário recebe um botão de Picture-in-Picture no hub de mídia. Assim, é possível visualizar o conteúdo em modo janela.

Quando está funcionando no modo Picture-in-Picture, o player permite apenas que o usuário pause o conteúdo e não traz botões de avançar ou retroceder. Por outro lado, é possível redimensionar o tamanho da tela flutuante facilmente, basta clicar nas laterais da janela.

Fonte:  Mateus Mognon/Captura de tela 

O hub de mídia do Google Chrome é compatível com teclas de controle de música do teclado. A função também permite gerenciar diversas fontes de mídia simultaneamente pela janela lateral. Outro destaque da função é seu visual, que se adapta para o conteúdo que está sendo consumido: o player toma as cores e aparência do álbum da música ou imagem do vídeo do YouTube que está sendo reproduzido.

Como utilizar o hub de mídia do Google Chrome

Fonte:  Mateus Mognon/Captura de Tela 

O gerenciador de mídia do Chrome já está em testes há alguns meses e chegou com antecedência para alguns usuários, mas agora deve começar a aparecer com mais frequência para quem utiliza o browser da Google. Caso você já tenha sido contemplado, basta olhar o canto superior direito da janela do navegador com um site de música ou vídeo em funcionamento.

Apesar de o lançamento global do gerenciador de mídia estar planejado para acontecer com a versão 86 do Chrome, que chega em agosto, o recurso já apareceu por aqui na edição mais recente do programa. Se você ainda não foi contemplado, a função também pode ser habilitada via comando de Flags na versão Canary do navegador.

Para ativar a ferramenta via Flag, abra uma nova aba no Google Chrome e digite "chrome://flags/", sem as aspas. Na interface que será aberta, procure "Global Media Controls" e habilite as funções disponíveis.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.