IA brasileira da Fiocruz detecta covid-19 pela tosse do paciente

1 min de leitura
Imagem de: IA brasileira da Fiocruz detecta covid-19 pela tosse do paciente
Imagem: Freepik

Um novo sistema capaz de identificar as pessoas com covid-19 pela tosse, com o auxílio da inteligência artificial, é a tecnologia mais recente em desenvolvimento por pesquisadores da Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz) para facilitar o diagnóstico da doença.

De acordo com o médico infectologista da Fiocruz Júlio Croda, cada doença tem um padrão específico de tosse, que gera ondas sonoras diferentes. Se para o ouvido humano é difícil perceber tais diferenças, a ferramenta criada pela instituição possui a capacidade de reconhecer os tipos de tosse, seja de um paciente com asma, tuberculose ou infectado pelo novo coronavírus.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Utilizando as informações fornecidas pelo SoundCov, como o novo recurso é chamado, em conjunto com os dados clínicos do paciente, o diagnóstico da covid-19 pode ser muito mais rápido, permitindo que ele inicie o isolamento e o tratamento imediatamente.

O novo sistema é capaz de reconhecer a tosse do paciente com covid-19.O novo sistema é capaz de reconhecer a tosse do paciente com covid-19.Fonte:  Freepik 

A expectativa da instituição é de lançar, até o final de julho, um aplicativo com o sistema de IA. O software deverá ser disponibilizado para o governo federal, as secretarias estaduais de saúde e os municípios interessados em contar com a tecnologia para facilitar as políticas de combate ao novo coronavírus.

Coleta de amostras

Os pesquisadores da Fiocruz estão coletando registros de tosse em todo o país para usar no SoundCov. Eles precisam de pelo menos 900 amostras de áudio, sendo 300 de indivíduos com o novo coronavírus, 300 de pessoas saudáveis e outras 300 de pacientes com algum tipo de doença pulmonar.

Qualquer pessoa com mais de 18 anos e que se enquadre nos requisitos pode participar, enviando um áudio da tosse gravado no celular, com duração entre 30 e 60 segundos, além de informar os seus dados clínicos. Também é preciso concordar com os termos da pesquisa.

Todas as informações estão disponíveis no site do projeto SoundCov.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.