Google Fotos não fará mais backup do WhatsApp e Instagram

1 min de leitura
Imagem de: Google Fotos não fará mais backup do WhatsApp e Instagram
Imagem: https://pixabay.com/pt/illustrations/apps-meios-de-comunica%C3%A7%C3%A3o-sociais-426559/
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

A Google resolveu desabilitar o backup de imagens e vídeos provenientes de aplicativos de redes sociais e mensageiros no Google Fotos. A decisão parece ser temporária, e tem como objetivo reduzir o tráfego de dados pela internet, enquanto a maioria dos países ainda adota medidas de distanciamento social.

Após a pandemia de covid-19, o número de pessoas trabalhando e estudando em casa gerou um expressivo aumento no tráfego de dados, sem contar o aumento no consumo de conteúdo via streaming e no compartilhamento de arquivos por meio das redes sociais e mensageiros instantâneos.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fonte: Android Police/ReproduçãoFonte: Android Police/ReproduçãoFonte:  Android Police 

A Google entendeu que grande parte desse conteúdo compartilhado não tem relevância significativa para ser armazenado na nuvem. Com a pausa do backup, sobra mais banda de internet para ser utilizada em serviços mais essenciais.

Mishaal Rahman, do XDA Developers, contou ao Android Police que o Google Fotos pausou o backup das pastas de inúmeros apps, incluindo:

A boa notícia é que o conteúdo que foi salvo anteriormente continua intacto. Aliás, se você acha que o conteúdo algum desses apps é essencial para suas necessidades, é possível reabilitar o backup individualmente, para cada app, acessando as configurações do Google Fotos.

Essa é mais uma das medidas que as gigantes de tecnologia têm adotado para impedir um colapso da internet mundial, sobretudo, em regiões específicas. Há alguns meses, o YouTube e a Netflix resolveram limitar a resolução de seus streamings, a fim de reduzir o tráfego de dados em alguns países.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.