Novo recurso do Windows 10 permite recuperar arquivos deletados

1 min de leitura
Imagem de: Novo recurso do Windows 10 permite recuperar arquivos deletados
Imagem: Pure Info Tech

A Microsoft lançou o Windows File Recovery, novo aplicativo para o sistema operacional da empresa que permite recuperar arquivos apagados acidentalmente. A ferramenta já está disponível e pode ser baixada de graça na loja do Windows 10.

A solução da Microsoft conta com um visual similar ao Prompt de Comando e usa linhas de código para recuperar arquivos deletados. Segundo a descrição fornecida pela empresa, o programa pode ser utilizado para trazer de volta pastas ZIP, arquivos MP3, MP4, imagens JPEG, documentos em PDF e do Office.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fonte:  Microsoft 

O Windows File Recovery pode ser utilizado para recuperar arquivos no próprio sistema operacional e também em partições externas. A empresa aponta que o programa funciona em HDDs, SSDs e também dispositivos USB.

A ferramenta suporta os sistemas de arquivo NTFS, FAT, exFAT e ReFS. Assim como outras soluções de recuperação, o programa da Microsoft deve ser utilizado assim que o arquivo for deletado, para garantir que o espaço não seja reutilizado.

Como utilizar o Windows File Recovery

Apesar de já estar disponível para download, o Windows File Recovery só pode ser instalado em computadores com Windows 10 a partir da versão 19041. Para quem possui o sistema compatível, a instalação é rápida e exige apenas 8,29 MB de armazenamento livre.

Fonte:  Microsoft 

O Windows File Recovery exige o uso de linhas de comando, mas todas as instruções de uso podem ser vistas neste site oficial da Microsoft. Além disso, o usuário pode obter os códigos facilmente ao abrir o app e digitar "winfr", sem aspas.

O programa pode ser utilizado em três modos. O Default (padrão) faz buscas utilizando o sistema MFT (Master File Table) e é uma maneira rápida de recuperar arquivos apagados recentemente.

Já o modo Segmentcomo o próprio nome indica, utiliza segmentos do sistema de arquivos MFT e faz buscas mais direcionadas. Por fim, o aplicativo também conta com a ferramenta Signarute, que tenta realizar recuperações em FAT, exFAT e ReFS. A função pode ser utilizada em dispositivos externos, mas também demora mais tempo para realizar o procedimento de restauração.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.