Atualização do Windows 10 gera falsos alertas de segurança no PC

1 min de leitura
Imagem de: Atualização do Windows 10 gera falsos alertas de segurança no PC
Imagem: Microsoft

Um novo problema causado pela atualização de maio de 2020 no Windows 10 foi identificado por um grupo de usuários. Segundo o site Windows Latest, o sistema de segurança Windows Defender está emitindo avisos falsos contra certos aplicativos.

O problema estaria na marcação de arquivos ou serviços como "programas/aplicativos potencialmente indesejados" (PUPs ou PUAs, na sigla original em inglês. A plataforma de segurança identifica a presença desses dados e, mesmo após você liberar o acesso ou retirá-los do sistema, continua marcando-os como ameaças de baixo risco em potencial. Em antivírus terceirizados, nada é detectado.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

O escaneamento identifica vários arquivos como ameaças, mesmo que você já tenha apagado ou liberado cada um deles.O escaneamento identifica vários arquivos como ameaças, mesmo que você já tenha apagado ou liberado cada um deles.Fonte:  Windows Latest 

No geral, a falha não chega a comprometer o desempenho do sistema. Entretanto, os "falsos positivos" podem gerar dor de cabeça aos usuários, que sempre terão a sensação de que o aparelho está desprotegido com o aviso de que há arquivos considerados danosos.

Histórico

A falha foi identificada por diversas pessoas em postagens no fórum de suporte da Microsoft e envolve a versão 2004 do sistema operacional. A empresa já deve estar ciente do problema e pode lançar uma atualização rápida de correção em breve.

Vale lembrar que a atualização foi lançada já cheia de bugs, com vários outros sendo descobertos ao longo das semanas, incluindo a infame tela azul e erros no OneDrive. A marca chegou até mesmo a suspender o download do firmware em alguns dispositivos.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.