Windows 10 em ARM deve ficar mais rápido com novo Snapdragon 8cx

1 min de leitura
Imagem de: Windows 10 em ARM deve ficar mais rápido com novo Snapdragon 8cx
Imagem: Android Authority

A Qualcomm pode lançar em breve um novo chip voltado para computadores que pode elevar a experiência do Windows 10 em ARM. O componente em questão seria o Snapdragon 8cx Plus, versão atualizada do processador lançado pela empresa em 2018 para dispositivos conversíveis.

O site alemão WinFuture encontrou registros de importação da Qualcomm com um produto listado como "SC8180XP". Como o Snapdragon 8cx é tratado pela companhia como "SC8180X", especula-se que o novo componente seria uma versão Plus do chip.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fonte:  Digital Trends 

As especificações encontradas pelo WinFuture também reforçam a teoria de que o Snapdragon 8cx Plus está chegando. O processador que aparece nas listagens inclui quatro núcleos Kryo 495 de 3,15 GHz trabalhando com mais quatro soluções de 1,8 GHz. Já a GPU seria uma Adreno 680 com clock de 718 MHz, de acordo com o site.

Salto de desempenho

Caso os rumores estejam corretos, a suposta versão do Plus do Snapdragon 8cx trará velocidades acima de 3,0 GHz para os chips de computador da Qualcomm. A versão original do processador chegou ao mercado trazendo núcleos de até 2,84 GHz.

Fonte:  Notebook Check 

No fim do ano passado, a Microsoft e a Qualcomm lançaram o SQ1, uma versão do Snapdragon 8cx que foi o primeiro Snapdragon para PCs a alcançar 3,0 GHz. O chip está disponível no Surface Pro X e foi otimizado para aprimorar o uso do Windows 10 na plataforma ARM.

Ao que tudo indica, o Snapdragon 8xc Plus pode trazer as vantagens apresentadas com o SQ1, mas liberdade para ser utilizado por outras fabricantes do mercado. O WinFuture ressalta, porém, que o chip pode estar em estágios iniciais de desenvolvimento e seu lançamento pode demorar para acontecer.

De qualquer forma, o interesse da Qualcomm em emplacar seus chips no Windows 10 mostra um futuro promissor para a arquitetura ARM. Além de estar presente nos smartphones e no sistema da Microsoft, a tecnologia também será utilizada nos computadores da Apple a partir deste ano.

Imagem: Macbook Apple Air, Intel Core i5, 8GB SSD e HD 128 GB
Imagem: Tecmundo Recomenda

Macbook Apple Air, Intel Core i5, 8GB SSD e HD 128 GB

5ª geração de um notebook potente e perfeito para programas mais pesados e que exigem mais dos usuários.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.