Google Assistente recebe visual compacto em versão beta

1 min de leitura
Imagem de: Google Assistente recebe visual compacto em versão beta
Imagem: 9to5 Google/Reprodução
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

O Google Assistente com visual compacto começou a ser distribuído para usuários do beta do app Google. Visto a quase um ano pelo site 9to5 Google, o assistente virtual da Google passa a ocupar menos da metade da tela quando acionado e se torna menos invasivo para pesquisas rápidas.

Ao ser acionado, o Google Assistente libera um painel que toma apenas a parte inferior da tela para se introduzir com a fala "Olá, como posso ajudar?". Todos os ícones e atalhos foram preservados, assim como as sugestões de uso para o assistente e o ícone do perfil no canto superior direito.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

A mudança, por sua vez, não só está no tamanho do primeiro painel, como também está nas ações do assistente. Ao fazer alguma solicitação — seja uma pesquisa, música ou dúvida rápida — o app não mais toma toda a tela para apresentar seus resultados.

a  9to5 Google/Reprodução 

Ao invés disso, o tamanho do app varia de acordo com os resultados. Se a pergunta for algo rápido e exigir pouco espaço de tela — como clima e nome de músicas — o assistente ocupará somente no espaço necessário. Para solicitações mais complexas, o app apresenta um feed com todos os resultados encontrados.

Tornar a relação com o assistente virtual menos disruptivo é o objetivo da Google com essa mudança. “No passado, usar comandos de voz era uma experiência que usava toda a tela e eventualmente te levava para um feed ‘rolável’. A experiência com o Google Assistente no Pixel 4 é mais condizente com o futuro computacional buscado pela Google, onde interagir por ajuda acontece sem premeditação ou interrompendo sua vida.”, apontou a análise do site 9to5 Google após a descoberta do ano passado.

a  9to5 Google/Reprodução 

Portanto, a nova experiência com o assistente parece mais leve e intuitiva. Ocupar menos a tela durante atividades rotineiras incentiva o uso da ferramenta enquanto executa outros apps no celular. Considerando que já está sendo encaminhada para usuários no beta público, a atualização no visual deve chegar em breve para o público geral em sua versão final.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.