Extensão para Chrome revela dados ocultos da covid-19 no Brasil

1 min de leitura
Imagem de: Extensão para Chrome revela dados ocultos da covid-19 no Brasil
Imagem: UOL

Uma nova extensão para Google Chrome devolve a compilação de dados sobre a covid-19 que foi retirada pelo Ministério da Saúde do Painel Coronavírus na internet. A extensão Transparência COVID-19, criada pelo desenvolvedor Apolinário Passos, pode ser encontrada na Chrome Web Store e também é compatível com o novo Microsoft Edge e com o Opera.

Em uma publicação no Twitter, Apolinário explicou que os dados são retirados de uma planilha nos servidores do Ministério da Saúde que recebe atualizações diárias. No entanto, segundo o desenvolvedor, o link para este documento fica escondido no Painel Coronavírus.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Dados atualizados na segunda imagem com a extensão Transparência COVID-19Dados atualizados na segunda imagem com a extensão Transparência COVID-19Fonte:  Painel Coronavírus/Reprodução 

“Essa extensão, a título de transparência, adiciona novamente o número total de casos, óbitos e recuperados, que foram removidos do site covid.saude.gov.br“, o desenvolvedor escreveu na descrição.

Como a extensão recolhe dados do Ministério da Saúde, os números ficam sujeitos a possíveis erros da instituição. Como neste domingo (07), quando o ministério informou que 1.382 novas mortes foram registradas e horas depois, atualizou o valor para 525.

Novo portal une dados dos estados

a  Conass/Reprodução 

Para suprir os números ocultados pelo governo e a divergência na contagem, o Conass (Conselho Nacional de Secretários da Saúde) desenvolveu um portal com dados recentes sobre a pandemia, incluindo o total de óbitos e casos confirmados.

Para tanto, a entidade recolheu informações de todos os 26 estados e o Distrito Federal. O Painel Conass COVID-19 pode ser acessado em conass.org.br/painelconasscovid19.

“A ciência, a verdade e a informação precisa e oportuna são fios condutores do processo orientador da tomada de decisão na gestão da saúde”, escreve o presidente do Conass, Alberto Beltrame. Segundo a entidade, foram registradas 1.116 novas mortes entre sábado e domingo — diferentemente do que o Ministério da Saúde informou.

Projeto de Lei quer transparência

Devido a esses fatos, o deputado federal Felipe Rigoni apresentou o projeto de lei 2.151/2020 para exigir que o governo divulgue com mais transparência informações sobre a covid-19 e as medidas que estão sendo tomadas para combater a pandemia — como a compra de respiradores mecânicos.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.