PS5 é tão rápido que Unreal Engine 5 precisou ser reescrita

1 min de leitura
Imagem de: PS5 é tão rápido que Unreal Engine 5 precisou ser reescrita
Imagem: Sony/Divulgação

O PlayStation 5 é tão rápido que a Epic Games precisou reescrever a Unreal Engine 5 para tirar o máximo do seu desempenho. A afirmação foi de Nick Penwarden, vice-presidente de engenharia da empresa, em entrevista ao VG247.

A nova geração de videogames, isso inclui o Xbox Series X, terá o SSD (Solid State Drive) como principal diferencial. Em particular, isso muda o tempo de carregamento de jogos, mas também de renderização de cenários, por exemplo.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

"O PS5 entrega um grande salto tanto na computação quanto no desempenho gráfico, mas sua arquitetura de armazenamento é também realmente especial", disse o executivo.

A Epic Games fez uma demonstração da Unreal Engine no PS5, em maio, durante a Summer Fest. Eles usaram uma demo técnica chamada 'Lumen in the Land of Nanite', que demonstra como a ferramenta consegue renderizar mais de 16 bilhões de polígonos em tempo real em um cenário.

Com isto, os desenvolvedores podem explorar melhor como os níveis dos jogos são projetados e distribuídos. Isso, claro, tendo em vista que uma quantidade massiva de conteúdo pode ser transmitida por segundo.

"A capacidade de transmitir conteúdo a velocidades extremas permite que os desenvolvedores criem ambientes mais densos e detalhados", afirmou Penwarden. Ele também cita que isso pode mudar "a maneira como pensamos sobre o streaming de conteúdo".

"É algo tão impactante que reescrevemos nossos principais subsistemas de E/S [entrada/saída, input/output] para o Unreal Engine tendo o PlayStation 5 em mente", acrescentou o executivo.

Benefícios em todas plataformas

Apesar da relação direta com o sistema da Sony, o fundador e CEO da Epic Games, Tim Sweeney, diz que o Xbox Series X também será beneficiado com as melhorias. O videogame da Microsoft, assim como o da Sony, traz armazenamento SSD NVMe (Non-Volatile Memory Express).

Nesta quinta-feira (4), a Sony realizaria um evento para demonstrar jogos do PS5. O evento foi cancelado devido aos protestos e conflitos nos Estados Unidos contra o racismo. Uma nova data para o evento, até então, não foi divulgada.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.