Nova versão do Windows 10 gera tela azul em alguns computadores

1 min de leitura
Imagem de: Nova versão do Windows 10 gera tela azul em alguns computadores
Imagem: https://www.dellap.com.br/blog/windows-10-april-update-2019-veja-funcoes-que-chegam-com-a-atualizacao/

De acordo com o Windows Latest, a grande atualização de maio de 2020, que eleva o Windows 10 à versão 2004, está gerando sérios problemas em alguns PCs e notebooks, chegando até mesmo a apresentar a temível tela azul.

Essa tela, como a maioria deve saber, é mostrada quando o sistema encontra uma falha de hardware ou software com a qual não consegue lidar e que pode causar problemas maiores. Para evitar danos mais sérios à máquina, o Windows interrompe o funcionamento e exibe a "tela azul da morte" (BSOD, na sigla em inglês), que evita a interação do usuário com o computador.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fonte: Hardware/Reprodução(Fonte: Hardware/Reprodução)Fonte:  Hardware 

Erros conhecidos

A Microsoft já havia publicado uma lista de erros conhecidos antes mesmo de a atualização 2004 chegar aos PCs via Windows Update. A publicação foi um alerta para que os usuários analisassem se o update poderia representar algum problema na nova versão do sistema. Um dos itens citava a incompatibilidade do Windows 10 2004 com drivers antigos da Nvidia (placas de vídeo).

Segundo o Windows Latest, a tela azul na nova versão do SO está justamente relacionada à incompatibilidade com drivers antigos, mas não há detalhes de quais dispositivos podem ser afetados. Outra possiblidade para o erro está relacionada com hardware não suportado.

Evitando o problema…

No momento, não há algo que se possa fazer para, com certeza, evitar problemas durante o update do sistema. O recomendável é atualizar os drivers, principalmente os de vídeo. Isso pode ser feito por meio do gerenciador fornecido pela AMD e pela Nvidia. Outros drivers, como chipset, áudio e rede, podem ser buscados no site oficial dos modelos de placa-mãe utilizados. Nesse caso, só faz sentido atualizar se o driver tiver sido lançado recentemente.

Uma forma de garantir uma atualização mais segura do novo Windows 10 é fazer uma instalação limpa, completamente do zero.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.