Microsoft demite jornalistas e troca trabalho humano por IA

1 min de leitura
Imagem de: Microsoft demite jornalistas e troca trabalho humano por IA
Imagem: Freepik

A Microsoft demitiu dezenas de jornalistas do seu quadro de funcionários, trocando o trabalho antes prestado por humanos por uma inteligência artificial.

De acordo com o Business Insider, a equipe trabalhava no setor da Microsoft News e era a responsável pelo sistema de edição e curadoria de notícias. O serviço diário deles consistia em selecionar e organizar os conteúdos em destaque em vários sites e setores da empresa, como o portal MSN. Funcionários também fazem essas mesmas operações em outros setores da companhia, como no navegador Microsoft Edge, mas não está claro se essas áreas também foram afetadas pelos desligamentos.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Esse tipo de substituição deve se tornar mais comum com o tempo. A Google investiu altas quantias em serviços similares e um jornal na China até já foi apresentado por um âncora digital.

Humano ou máquina

Aparentemente, ao menos 50 pessoas foram demitidas nos Estados Unidos e mais 27 no Reino Unido, como reporta o The Guardian — mas o número pode ser maior, já que há outras divisões como essa espalhadas pelo mundo, com contratações via terceirizadas.

A função de nenhum dos jornalistas era de produzir conteúdos originais, mas uma fonte ouvida pelo jornal afirma que o trabalho exigia precisão e análises que um robô pode não ser capaz de fazer. Afinal, a escolha envolve decisões editoriais e cuidados com notícias de outros sites para não exibir conteúdos violentos por acidente, por exemplo.

"Como todas as empresas, nós avaliamos nossos negócios de forma regular. Isso pode resultar no aumento dos investimentos em alguns lugares e, de tempos em tempos, reimplantações em outras. Essas decisões não são resultado da recente epidemia", disse a empresa em uma declaração oficial enviada ao Business Insider.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.