Nova IA Jukebox pode criar músicas completas, com letras e vocais

1 min de leitura
Imagem de: Nova IA Jukebox pode criar músicas completas, com letras e vocais
Imagem: OpenAI/Reprodução

A OpenAI apresentou, na última quinta-feira (30), um novo modelo de inteligência artificial capaz de criar músicas completas, incluindo a parte instrumental, letras e vocais. Intitulado Jukebox, o sistema de código aberto apresentou resultados impressionantes quando comparado a outros do tipo já lançados.

Segundo a organização, foi utilizado um conjunto maciço de dados musicais para treinar o Jukebox, abrangendo quase inúmeros gêneros. O objetivo era fazer o sistema neural criar canções completamente novas, a partir de obras conhecidas.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Com base nas canções utilizadas para treiná-la, a inteligência artificial consegue imitar o estilo e o gênero, entre outras característica. Ela também é capaz de recriar o estilo lírico e de canto dos vocalistas, apresentando um resultado bem diferente de outra ferramenta lançada pela OpenAI, chamada MuseNet, que produzia apenas faixas MIDI básicas.

O sistema Jukebox se inspira em músicas conhecidas para gerar novas canções.O sistema Jukebox se inspira em músicas conhecidas para gerar novas canções.Fonte:  OpenAI/Reprodução 

Apesar dos avanços obtidos, especialmente em relação à estruturação das músicas e à duração, a novidade ainda apresenta algumas limitações, principalmente na parte vocal. Outro detalhe é que o sistema demora cerca de nove horas para renderizar um minuto de áudio, inviabilizando a sua utilização em aplicativos interativos.

Ouça as músicas criadas pela IA

O conjunto de dados utilizados para treinar a inteligência artificial Jukebox abrangeu 1,2 milhão de músicas, das quais 600 mil em inglês. Os pesquisadores também usaram as letras das canções e metadados retirados do LyricWiki, incluindo informações como nome do artista ou banda, gênero, ano de lançamento e palavras-chave associadas a cada faixa.

A entidade disponibilizou as músicas criadas pela IA no site https://jukebox.openai.com/. São mais de 7 mil canções elaboradas pelo sistema e para ouvi-las basta clicar na faixa desejada, dentro da página, conforme o nome do artista ou gênero.

Entre os artistas e bandas que serviram de inspiração para a ferramenta, estão nomes como Frank Sinatra, Céline Dion, Miley Cyrus, Ed Sheeran, Rihanna, Ramones, NOFX, Eminem, Bob Marley, Jethro Tull, Katy Perry e Kanye West.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.