Explore tumbas egípcias em 3D sem sair de casa

1 min de leitura
Imagem de: Explore tumbas egípcias em 3D sem sair de casa
Imagem: Revista Galileu

The Giza Project, iniciativa da Universidade de Harvard e do Museu de Belas Artes de Boston, nasceu em 2000 com o objetivo de tornar informações arqueológicas mais acessíveis. Para tanto, o projeto desenvolveu um site que permite explorar tumbas egípcias em 3D do Planalto de Gizé, localizado nas proximidades da Cidade do Cairo.

O projeto começou a desenvolver uma reconstrução virtual deste local com base, sobretudo, nas informações adquiridas durante uma expedição feita por Harvard no local entre 1904 e 1947.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Para abrigar esse conteúdo, foi criado o site Digital Giza, através do qual é possível ter acesso a modelos 3D de pirâmides, monumentos e tumbas, além de artigos sobre o local que estão disponíveis para download.

Alguns vídeos dos modelos 3D desenvolvidos pelo projetoAlguns vídeos dos modelos 3D desenvolvidos pelo projetoFonte:  The Giza Project/Reprodução 

Como exemplo de reconstrução virtual, podemos citar a tumba da Rainha Meresankh III que foi completamente digitalizada, permitindo que usuários passeiem pelos seus corredores, tenham acesso a modelos em 3D reproduzidos em vídeos do Youtube e leiam informações sobre detalhes da tumba, como as pinturas presentes nas paredes.

Atualmente, o projeto tem como sede a Universidade de Harvard e conta com a colaboração de instituições que também exploraram o Planalto de Gizé. Os responsáveis pelo projeto têm como foco reunir a maior quantidade de conteúdo possível para deixar o site cada vez mais completo.

Reprodução virtual da tumba da Rainha Meresankh IIIReprodução virtual da tumba da Rainha Meresankh IIIFonte:  The Giza Project/Reprodução 

O Planalto de Gizé

Situado a 18 km do Cairo, capital do Egito, o Planalto de Gizé abriga um importante sítio arqueológico onde estão monumentos mundialmente conhecidos como A Grande Esfinge. Na necrópole também estão localizadas a Pirâmide de Quéops, a Pirâmide de Quéfren e a Pirâmide de Miquerinos que juntas formam as três famosas pirâmides do Egito.

As pirâmides eram uma prova da veneração dos egípcios pelo faraó. Entre elas, se destaca a Pirâmide de Quéops possui 137 metros de altura e foi construída por volta de 2550 a.C. por 100 mil homens ao longo de 20 anos.

Esta pirâmide foi uma obra encomendada pelo faraó Quéops, que pretendeu utilizar aquele grandioso projeto para abrigar o seu sarcófago e todas as outras preciosidades que planejava carregar em sua próxima vida. Até a construção da torre Eiffel, no século XIX, este monumento era considerado a mais alta construção do mundo.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.