App de videochamada Zoom manda seus dados para Facebook sem permissão

1 min de leitura
Imagem de: App de videochamada Zoom manda seus dados para Facebook sem permissão
Imagem: Zoom

Com a pandemia do novo coronavírus, que colocou o Brasil em isolamento social forçado para evitar novas contaminações, muitos funcionários precisaram de um aplicativo para trabalhar de casa e realizar videoconferências. Um dos serviços que mais explodiu em popularidade com o isso foi o Zoom — mas utilizá-lo, especialmente no iOS, tem um preço.

De acordo com uma reportagem da Vice, o aplicativo do Zoom para iPhone está enviando dados dos usuários para o Facebook — mesmo que você nem sequer esteja logado ou tenha uma conta na rede social. Além disso, o serviço não faz qualquer menção a essa ação via notificações, não pede permissão e nem lista a parceria nas políticas de privacidade do aplicativo. Se você usa a conta na rede para se logar, é comum que algumas informações sejam solicitadas e sincronizadas, mas o caso aqui é mais expansivo na coleta.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Ainda de acordo com a matéria, esse tipo de compartilhamento de dados é relativamente comum se o app utilizar o kit de desenvolvimento do Facebook para implementar algumas funções. E é exatamente isso que acontece aqui, com o serviço se conectando ao Graph API da rede social. Vale ressaltar que a desenvolvedora do Zoom é uma companhia independente, que não pertence à companhia de Mark Zuckerberg.

O que foi coletado?

No geral, com a coleta de dados, a plataforma fica sabendo quando você ligou o software, que ações realizou dentro dele, a sua localização exata e até detalhes do dispositivo que você está utilizando. Como você recebe uma identificação que carrega todas essas informações, isso pode ser usado pelo próprio Facebook e parceiros para anúncios direcionados e personalizados. A Vice ainda consultou especialistas em privacidade digital, que repetiram os testes e confirmaram o envio de informações.

Em resposta à matéria original, o Facebook afirmou que "solicita aos desenvolvedores que sejam transparentes com usuários sobre os dados que seus apps enviam" a eles — ou seja, não negou a prática e tratou tudo com naturalidade, colocando a culpa no programa de videoconferências. O Zoom não enviou um comunicado em resposta à denúncia.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.