Microsoft corrige ferramenta de pesquisa em update do Windows Preview

2 min de leitura
Imagem de: Microsoft corrige ferramenta de pesquisa em update do Windows Preview

Após meses com problemas constantes, uma nova versão corrigiu (aparentemente) os problemas da ferramenta de pesquisa do Windows 10. A atualização de número 19592 já está disponível para os testadores da Microsoft, mas tem lançamento geral esperado apenas para a segunda metade de 2020 e inclui algumas adições para usuários de dispositivos 2 em 1.

Parte do update aprimora o mecanismo de pesquisa e altera seu comportamento. Agora, o sistema é mais inteligente na hora de escolher quais arquivos indexar para agilizar a procura por eles. A função desse recurso é encurtar o tempo de pesquisa, listando os arquivos com antecedência para exibi-los mais rapidamente.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Isso sempre esteve presente na ferramenta de pesquisa do Windows 10; contudo, o serviço foi flagrado gerando altíssimo consumo do processador em momentos aleatórios e atrapalhando tarefas em primeiro plano — sem considerar os momentos em que a barra de pesquisa simplesmente não funcionava.

Ferramenta de pesquisa recebeu atenção e tem problemas corrigidos.Ferramenta de pesquisa recebeu atenção e teve problemas corrigidosFonte:  Microsoft/Reprodução 

A Microsoft explicou que parte da solução foi reduzir a frequência com que o indexador é acionado. "O aprimoramento também foi feito para reduzir significativamente a quantidade de vezes que o serviço lista seus arquivos de conteúdos com pouco impacto no uso da ferramenta; isso proporciona uma melhor experiência com o Windows".

Melhor experiência também com touchscreen

O patch 19592 introduziu uma série de ajustes que aprimoram a experiência de uso em telas touchscreen de aparelhos 2 em 1. Disponível para todos os computadores, o Tablet Mode preserva o ambiente Windows como conhecemos, mas agora oferece uma interface mais amigável com o toque de dedos ou canetas inteligentes.

Dispositivos 2 em 1 são configurados por padrão para mudar o modo de exibição para o Tablet Mode assim que o teclado é desencaixado ou posto para trás. Agora, com o modo acionado, os ícones na Barra de Tarefas e na Área de Trabalho serão mais espaçados, assim como os ícones no Explorador de Arquivos.

Experiência touchscreen foi aprimorada.Experiência touchscreen foi aprimoradaFonte:  Microsoft/Divulgação 

Além disso, um botão para o teclado virtual foi adicionado à Barra de Tarefas e permite a ativação manual do recurso para utilizar atalhos e otimizar a experiência com o sistema operacional. Essas medidas são uma forma de tornar o Tablet Mode mais convidativo para usuários de dispositivos híbridos, considerando que muitos desses consumidores preferem desabilitar a visualização no modo acessível por trazer uma experiência engessada e pouco intuitiva para telas touchscreen.

Ainda não há data confirmada para lançamento da build 19592 ao público fora do programa Windows Preview. Contudo, se você for um dos participantes, conte nos comentários se as alterações realmente surtiram efeito.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.