'WhatsApp Gold' promete funções extras, mas entrega vírus

1 min de leitura
Imagem de: 'WhatsApp Gold' promete funções extras, mas entrega vírus
Imagem: Legacy Tips

Com mais de 2 bilhões de usuários no mundo, o WhatsApp constantemente é alvo de golpes, e um antigo esquema voltou a estar em alta na plataforma: a suposta versão premium do aplicativo. O ataque estaria se proliferando via mensagens encaminhadas dentro do app, que contém um link levando para o download de um vírus.

Segundo explica o Tech Radar, alguns usuários receberam mensagens com a oferta de uso do "WhatsApp Gold", que traria funções extras dentro do aplicativo e até o contato de celebridades. O problema, porém, é que a suposta versão premium da plataforma é falsa e o link fornecido para supostamente baixar a edição paga do app acaba levando para malwares.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fonte:  Tecmundo 

O golpe do WhatsApp Gold não é uma novidade e as mensagens que circulam oferecendo a versão premium do serviço já rodam pelo aplicativo desde 2016. Com a quarentena do Coronavírus, o número de usuários do WhatsApp cresceu e o uso de funções como chamadas em vídeo e voz chegaram a dobrar em alguns países, de acordo com o Facebook. Com isso, o ambiente está propício para esquemas circularem novamente na rede de usuários.

Uso do WhatsApp cresceu na Itália, um dos países mais afetados pelo CoronavírusFonte:  Facebook 

Outro boato antigo que renasceu com o WhatsApp Gold foi o aviso sobre um vídeo chamado Martinelli, que supostamente estragaria o celular ao ser reproduzido. A mensagem falsa é utilizada para gerar pânico nos usuários e eventualmente vem acompanhada de um link para download trazendo a suposta solução para o problema, que na verdade é um malware.

Em um comunicado, o Facebook disse que está trabalhando para combater as ameaças e notícias falsas circulando pelo WhatsApp em tempos de pandemia, além de manter a experiência de uso decente. "Durante essa emergência, estamos fazendo todo o possível para manter nossos aplicativos rápidos, estáveis e confiáveis", disse a companhia.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.