Painel de Controle está com os dias contados no Windows 10

1 min de leitura
Imagem de: Painel de Controle está com os dias contados no Windows 10

Demorou muito, mas finalmente a Microsoft começou a migrar de fato os recursos do Painel de Controle tradicional para o app de Configurações do Windows. Segundo descobriu o Windows Latest, algumas linhas de código foram encontradas na Build 19587 do Windows 10 que apontam nessa direção.

Uma delas seria a referência “Hide_System_Control_Panel” que aparece em algumas ocasiões. Há também outra identificada como “SystemToAboutSettingsSearchRemoval” na mesma versão do SO que ainda está em testes no primeiro círculo de distribuição.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Isso deve indicar que a Microsoft está escondendo pelo menos algumas das informações ou configurações do Painel de Controle e direcionando usuários para a nova tela de personalizações. Por enquanto, a única evidência concreta de que isso realmente esteja acontecendo é a tela que mostra detalhes sobre o computador do usuário, como chipset, RAM e versão do SO.

painel de controleDados do sistema devem ser exibidos apenas na nova interface de configurações (reprodução/Windows Latest)

O app Configurações surgiu junto com o lançamento do Windows 8, mas era muito limitado e pouco útil até mesmo para usuários intermediários. Com a chegada do Windows 10, a Microsoft começou a migrar as ferramentas para a nova interface, mas ainda existe alguma confusão.

Você pode encontrar personalizações disponíveis apenas no Painel de Controle e outras somente no app de Configurações. Estranhamente, algumas como o gerenciamento de bateria em notebooks, acaba sendo gerenciado parte em uma e parte em outra interface.

A Microsoft ainda não se pronunciou sobre o fim definitivo do Painel de Controle, mas é considerando todos os movimentos da empresa nesse tópico, é bem possível que essa antiga interface — nascida no Windows 2.0 — esteja com seus dias contados.

Espera-se que a Build 19587 comece a ser distribuída para o grande público na segunda metade deste ano.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.