'WhatsApp Fake' já supera Facebook em alguns países

1 min de leitura
Imagem de: 'WhatsApp Fake' já supera Facebook em alguns países

O WhatsApp é um dos mais populares mensageiros do mundo, e o aplicativo oficial se faz presente em 1,5 bilhão de celulares internacionalmente — grande parte deles no Brasil. Entretanto, um recente levantamento revelou que aplicativos não oficiais para uso do WhatsApp também são bem populares em certas regiões.

Em alguns territórios, o mensageiro é o principal meio de comunicação — mas a troca de mensagens não é feita pela aplicativo oficial do Facebook. Segundo a pesquisa, apps alternativos, que normalmente apresentam alguns recursos “extras”, tomam parcela considerável dos usuários em regiões como a Nigéria, na África do Sul.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Um exemplo é o GBWhatsApp — que atualmente figura como o segundo mensageiro mais utilizado no país sul-africano. Ele permite visualizar mensagens já apagadas pelo outro usuário, ver status de atividade (mesmo se desabilitado) e mais alguns truques, burlando inúmeras regras e ferramentas do aplicativo oficial e pondo em risco a integridade de contatos.

(Fonte: SmartDroid/Reprodução)

Obviamente, usar esses aplicativos não oficiais oferece risco de segurança e privacidade; e o Facebook já tentou alertar a respeito disso e derrubar downloads do app alternativo. Em troca dos recursos “extras”, o usuário pode estar expondo conversas, mídias e até os dados trocados nas mensagens; isso sem citar o risco de ter sua conta clonada e usada para prejudicar seus contatos.

No mercado africano, o GBWhatsApp é tão popular quanto o WhatsApp oficial. Mas existem outros aplicativos também, como o YoWhatsApp e o FMWhatsApp. Alguns deles até oferecem limite maior para envio de arquivos e criação de múltiplas contas pelo mesmo dispositivo.

É importante ressaltar que, embora boa parte desses apps contem com recursos interessantes para conversas — ou até para burlar algumas das ferramentas do WhatsApp —, eles não devem ser utilizados. Esses mensageiros tomam proveito de ferramentas não autorizadas pelo aplicativo oficial e não se responsabilizam por qualquer dano sofrido por você ou seus contatos. Além disso, sua conta pode ser bloqueada ao utilizar apps não oficiais.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.