Toda organização que desenvolve IA deve ser regulada, diz Elon Musk

1 min de leitura
Imagem de: Toda organização que desenvolve IA deve ser regulada, diz Elon Musk

O empresário Elon Musk, CEO da Tesla e da SpaceX, fez um comentário bastante direto em seu perfil no Twitter sobre um assunto que volta e meia é retomado por ele: inteligência artificial.

De acordo com Musk, toda e qualquer organização que desenvolva projetos avançados envolvendo IA deve ser regulada de alguma forma — o que inclui a própria Tesla. Além disso, ele aproveitou para criticar o consórcio OpenAI, sugerindo que ele fosse "mais aberto" ao conhecimento público e agências, tanto a nível global quanto de governos específicos. A ideia da postagem veio como uma resposta a um perfil sobre a organização, publicado pelo MIT Technology Review.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

O tweet de Musk não é necessariamente uma surpresa. Há alguns anos, ele se mostra cuidadoso para falar dos riscos da IA, acreditando que essa tecnologia "é mais perigosa do que armas nucleares". Recentemente, o CEO da Google e da Alphabet, Sundar Pichai, afirmou que também é a favor de regulamentação em projetos de IA.

A crítica em especial ao OpenAI também chama atenção. Afinal, ele é um dos fundadores da organização, que começou a operar em 2015 como um grupo sem fins lucrativos, mantida por um grupo de empresários do setor. Ao longo dos anos, entretanto, ela passou a ter um braço financeiro e viu investimentos de gigantes como a Microsoft chegarem, o que parece ter afastado Musk do envolvimento com a plataforma.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.