Windows 10X aparece em MacBook da Apple rodando 'perfeitamente'

1 min de leitura
Imagem de: Windows 10X aparece em MacBook da Apple rodando 'perfeitamente'

A Microsoft liberou recentemente a versão prévia do sistema operacional Windows 10X e um desenvolvedor resolveu colocar o SO de dispositivos dobravéis para funcionar em um... MacBook da Apple. Conhecido no Twitter como Ben "ImSubushuo", o programador contou a façanha em seu perfil e revelou que o resultado foi melhor do que o esperado.

Apesar de ser focado em aparelhos dobráveis como o Surface Neo, o Windows 10X também consegue funcionar em computadores comuns. A documentação do sistema revelou que o software teria uma interface adaptada aos PCs convencionais, e o experimento de "ImSubushuo" mostra que o SO roda no laptop da Apple de maneira similar a um notebook Windows.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

(Fonte: imbushuo/Twitter)

A parte mais surpreendente do procedimento realizado pelo programador é que o sistema funcionou bem no hardware do MacBook, mesmo estando em fase de preview. Segundo relata o desenvolvedor, o Windows 10X não só deu boot como também conseguiu reconhecer alguns drivers do notebook, o que aprimorou a usabilidade de recursos como o touchpad no dispositivo da Maçã. Além disso, foi possível conectar o dispositivo modificado em um monitor externo, como mostrado abaixo.

Segundo explica o Windows Latest, a principal dificuldade enfrentada pelos desenvolvedores não é instalar o Windows no MacBook, mas fazer o computador reconhecer o sistema e dar boot. Para isso, programadores como "ImSubushuo" utilizam emuladores para "disfarçar" o sistema da Microsoft e fazê-lo funcionar dentro do dispositivo da Apple.

Enquanto o feito de rodar um Windows em desenvolvimento no MacBook já é bastante surpreendente, esta não é a primeira vez que Ben "ImSubushuo" ganha os holofotes devido a seu trabalho. Em novembro do ano passado, o desenvolvedor tentou colocar o Windows 10 em uma calculadora e, apesar das dificuldades, o resultado também foi surpreendente.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.