MIUI 11 avisa quando apps realizam ações suspeitas no celular

1 min de leitura
Imagem de: MIUI 11 avisa quando apps realizam ações suspeitas no celular
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

A Xiaomi começou a testar uma nova versão da interface MIUI 11 que traz um recurso que monitora o comportamento dos aplicativos instalados no aparelho. O objetivo da novidade é avisar o usuário quando algum serviço utiliza permissões do sistema de maneira indevida, como para coletar dados ou abrir aplicativos em segundo plano.

O serviço se chama "Registros de Comportamento do Aplicativo" e funciona como um complemento para o sistema de permissões do Android, que conta com opções para impedir aplicativos de acessarem certos recursos do smartphone.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

A ferramenta da Xiaomi lança um alerta para o usuário quando algum dos programas instalados passa dos limites ou possui comportamentos suspeitos. No exemplo abaixo, o recurso indica que o WhatsApp acessou os contatos do celular em segundo plano. Enquanto isso é normal para o serviço de chats, a ação poderia ser problemática se realizada por um app que não serve para enviar mensagens.

(Fonte: XDA/Reprodução)

Segundo explica o XDA, a funcionalidade avisa o usuário quando um aplicativo realiza uma das seguintes ações, que são consideradas "comportamentos sensíveis":

  • Aplicativo inicia outro app em segundo plano
  • Grava áudio em segundo plano
  • Acessa eventos da agenda
  • Acessa histórico de chamadas
  • Tira fotos sem permissão
  • Acessa ou salva itens na área de transferência
  • Acessa contatos
  • Acessa localização
  • Acessa informações de atividade
  • Acessa informações do dispositivo
  • Acessa o número de telefone
  • Realiza downloads de arquivos ou outros apps em segundo plano

Como a lista é bem grande, a nova função da MIUI 11 também conta com um gerenciador de notificações. Assim, o usuário pode escolher quais ações sensíveis devem gerar alertas e quais aplicativos são confiáveis. Vale lembrar que a funcionalidade ainda está em testes nos aparelhos da Xiaomi, logo, pode ser que mudanças sejam feitas até o lançamento da versão final da ferramenta.

A MIUI 11 é a edição mais recente da interface customizada dos smartphones da Xiaomi. A modificação traz recursos do Android 10 e está sendo liberada com a nova versão do sistema operacional nos celulares mais recentes da fabricante. Alguns dispositivos mais antigos da marca também estão sendo atualizados com o software, mas sem receber o update de SO.

Além do gerenciador de aplicativos, a próxima grande atualização da MIUI 11 também deve trazer uma gaveta de apps nativa, recurso que já está sendo testado desde o ano passado e recentemente foi adicionado na ROM Global da interface customizada.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.