App chinês revela se usuário teve contato com Coronavírus

1 min de leitura
Imagem de: App chinês revela se usuário teve contato com Coronavírus

O governo da China utilizou seu grande banco de dados com informações da população para desenvolver um aplicativo que auxilia no combate ao coronavírus. A solução já está disponível no país e permite que o usuário identifique se teve contato com alguém que foi infectado com o vírus.

A agência de mídia estatal Xinhua está divulgando o aplicativo por meio de QR Codes e também em apps populares da China, como o WeChat. Após fazer o download, o usuário faz um cadastro com número de telefone um documento de identificação emitido pelo governo. Em seguida, já é possível ter acesso ao serviço.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

A plataforma usa os registros do governo para identificar pacientes infectados por coronavírus e indicar aos usuários se eles têm algum risco de também estar com a doença. Caso o aplicativo chegue a conclusão que a pessoa esteve próxima de alguém que teve contato com o vírus, o serviço recomenda ficar em casa e entrar contactar agentes de saúde para um exame mais aprofundado.

Aplicativo de combate ao coronavírus está sendo distribuído na China. (Fonte: ABC News/Reprodução)

Segundo explica o governo, o aplicativo reconhece como "contato próximo" pessoas do trabalho, escola ou faculdade, membros da família ou que vivem na mesma casa. O aplicativo também indica se o usuário viajou em transportes coletivos fechados com alguém diagnosticado com coronavírus, como trens e aviões.

Enquanto a China é amplamente criticada pela coleta de dados e controle de informações, especialistas estão vendo o lançamento do aplicativo como uma boa aplicação para o banco de informações montado pelo país. "Do ponto de vista chinês, este é um serviço realmente útil para as pessoas", disse Carolyn Bigg, advogada especializada em tecnologia, em entrevista à BBC. "É uma ferramenta poderosa que realmente mostra o poder dos dados quando são usados para o bem".

A Covid-19, enfermidade causada pelo novo coronavírus, já teve mais de 44 mil casos confirmados na China e causou 1,1 mil mortes. Felizmente, o governo identificou um crescimento na recuperação de pacientes com o vírus nas últimas semanas. Ao todo, mais de 4.740 pessoas já se livraram da doença.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.