WhatsApp deixa de funcionar no Android Gingerbread e iOS 8

1 min de leitura
Imagem de: WhatsApp deixa de funcionar no Android Gingerbread e iOS 8

Como já vinhamos noticiando há algum tempo, o WhatsApp parou de funcionar em celulares mais antigos no último sábado (1º), encerrando o suporte aos modelos que rodam versões defasadas dos sistemas operacionais Android e iOS.

A medida, que atinge todos os smartphones equipados com Android 2.3.7 e versões anteriores e os iPhones com iOS 8 e anteriores, acontece devido à Google e à Apple não oferecerem mais atualizações para estes sistemas, ou seja, eles não recebem os updates mais recentes disponibilizados pelo mensageiro, colocando em risco a privacidade dos usuários.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Entre os telefones que deixam de ser compatíveis com o WhatsApp a partir deste mês está o iPhone 4, atualizado até o iOS 7, modelo que ainda tem alguma procura no mercado de usados. Já com relação ao sistema da Google, a versão Gingerbread está presente em apenas 0,3% dos dispositivos Android, globalmente, segundo o TechRadar.

O WhatsApp não funciona mais em alguns modelos antigos. (Fonte: Wikimedia Commons)

Vale lembrar que o popular app de mensagens também não pode ser mais utilizado nos celulares com Windows Phone. No caso do sistema operacional móvel da Microsoft, o suporte foi encerrado no dia 31 de dezembro de 2019.

Verifique a sua versão

Está em dúvida sobre a versão do sistema operacional do seu celular e se ela é uma das que perdeu suporte ao mensageiro? Basta conferir esta informação no próprio dispositivo.

No Android, abra o menu “Configurações” e toque em “Sobre o telefone”. Já no iPhone, toque no menu “Ajustes”, depois nas opções “Geral” e “Sobre” e por último em “Versão do software”.

Caso o seu modelo utilize uma das versões atingidas, você pode tentar atualizá-lo. Mas se isso não for possível, talvez seja necessário adquirir um aparelho mais recente.

Atualmente, o WhatsApp é compatível com:

  • Android 4.0.3 e posteriores
  • iOS 9 e posteriores
  • KaiOS 2.5.1 e posteriores, incluindo JioPhone e JioPhone 2
smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.